
A sonda Cassini da NASA passou pela lua gelada de Saturno, Encélado, no dia 14 de outubro de 2015, capturando esta impressionante imagem do polo norte.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute
A sonda Cassini da NASA transmitiu as suas melhores imagens, de sempre, dos extremos norte da lua de Saturno, Encélado. A nave espacial obteve as fotos durante o seu voo rasante de 14 de outubro, passando a 1839 km da superfície da lua.
Com base em imagens de baixa resolução da missão Voyager, os cientistas esperavam que a região polar norte de Encélado estivesse repleta de crateras, mas as novas imagens de alta resolução obtidas pela Cassini mostram uma paisagem de fortes contrastes. "As regiões a norte são atravessadas por uma rede aracnídea de fissuras finas que cortam as crateras," afirma Paul Helfenstein, membro da equipa de imagem da Cassini na Universidade de Cornell, Ithaca, Nova Iorque. "Estas fissuras finas estão por toda a parte em encélado e agora vemos que se estendem também pelos terrenos norte."
O próximo encontro da Cassini com Encélado está planeado para o dia 28 de outubro e a nave vai passar a 49 quilometros da região polar sul da lua. Durante o encontro, a Cassini fará o seu mergulho mais profundo pela pluma gelada da lua, "provando" a química do oceano extraterrestres que se encontra por baixo do gelo. Os cientistas da missão esperam que os dados desse "flyby" forneçam evidências sobre a atividade hidrotermal que ocorre no oceano da lua, bem como mais informações sobre a química oceânica - ambos estão relacionados com a potencial habitabilidade de Encélado.
A passagem rasante final da Cassini por Encélado terá lugar no dia 19 de dezembro e irá medir a quantidade de calor que vem do interior da lua. Passará a uma altitude de 4999 quilometros.

Esta fotografia obtida pela Cassini mostra terreno craterado em redor do polo norte de Encélado.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

A sonda Casssini da NASA espiou este trio íntimo de crateras à medida que se aproximava de Encélado para a passagem rasante de dia 14 de outubro de 2015.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute
FONTE: ASTRONOMIA ONLINE
Comentários
Postar um comentário