
O projeto “Quiet Bird” da Boeing permaneceu escondido por 50 anos (Boeing)
Projeto Model 853 ‘Quiet Bird’ foi mantido escondido desde o início dos anos 1960
A Boeing tomou gosto por revelar segredos de seu passado. Um tempo após revelar imagens de testes secretos com motores que seriam utilizados no jato comercial 747, a fabricante desta vez mostrou um de seus projetos mais confidenciais: o Model 853 “Quiet Bird”, um estudo sobre aviões “invisíveis” iniciado entre 1962 e 1963, a pedido do então presidente John F. Kennedy.
Um avião “invisível” pode ser visto a olho nu, mas não por um radar. Isso significa que a aeronave entre no espaço aéreo de um país sem ser rastreada, o que permite os chamados ataques “stealth” (“furtivo”). O Quiet Bird foi um dos primeiro estudos da Boeing nesse campo, que nos anos seguintes seria explorado com intensidade até originar uma série de aeronaves, como o caça F-22 Raptor e o bombardeiro B-2 Spirit.
Como explicou a Boeing, que cedeu as imagens ao website Foxtrot Alpha, o Quiet Bird foi, a princípio, proposto para atuar como aeronave de observação e espionagem. Como não poderia ser detectado por radares e outros sensores, o fabricante não previa uma grande performance. O objetivo principal era aprender a como fazer um avião invisível.
As patentes de equipamentos e técnicas criadas a partir do Quiet Bird e que posteriormente foram aplicadas em outros projetos foram mantidas em segredo até a década de 1990. A aeronave tem soluções como saídas de escape do motor com defletores de temperatura, o que permitia passar despercebido por sensores infra-vermelhos, e finas entradas de ar para o motor, mantendo o perfil da fuselagem liso e contínuo.

Diversos elementos do projeto foram são utilizados em aeronaves “stealth” atuais (Boeing)
O modelo construído pela Boeing é uma versão em escala reduzida, com cerca da metade do que seria necessário para fazer o Quiet Bird voar carregado e tripulado. Após uma série de ensaios em túnel de vento e com sensores de detecção, o projeto deu espaço a estudos mais avançados e a maquete foi destruída na década de 1970.
Os aprendizados obtidos com esse protótipo foram extremamente valiosos para o desenvolvimento de algumas das maiores avançadas aeronaves e drones da atualidade.

FONTE: http://airway.uol.com.br/
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