Pular para o conteúdo principal

Estas estranhas galáxias talvez só existam por causa da misteriosa matéria escura



Um astrônomo não tem muita dúvida quando encontra uma galáxia usando um telescópio: galáxias são conjuntos brilhantes e densos de milhões de estrelas, muitas vezes em forma de espiral ou orbe, unidas firmemente por forças gravitacionais. Mas cientistas descobriram um novo tipo de galáxia que não é bem assim.

As novas galáxias se parecem mais com nuvens. Eles são tão grandes quanto a nossa Via Láctea (cerca de 60.000 anos-luz de diâmetro), mas têm apenas cerca de 1% das estrelas. Astrônomos dizem que estas são galáxias ultra-difusas.

Elas desafiam tudo o que sabemos sobre a formação de galáxias. Como elas conseguiram sobreviver de forma tão difusa? Como elas não se desfizeram?


Imagem: B. SCHOENING, V. HARVEY/REU PROGRAM/NOAO/AURA/NSF, P. VAN DOKKUM/HUBBLE SPACE TELESCOPE

O astrônomo Pieter van Dokkum, da Universidade Yale, liderou o estudo publicado no Astrophysical Journal. Ele diz em um comunicado do Observatório Keck:

É notável que elas tenham sobrevivido. Elas estão em uma região densa e violenta do espaço, cheia de matéria escura e galáxias zunindo ao redor, por isso acho que elas devem estar envoltas em “escudos” invisíveis de matéria escura que as protegem contra este ataque intergaláctico.

Ou seja, o mistério dessas galáxias ultra-difusas talvez seja explicado pela matéria escura, que é outro mistério. A maior parte do universo é feito de matéria escura, mas ela não interage com a luz – por isso é invisível e difícil de detectar.

A matéria escura não emite radiação eletromagnética (luz, ondas de rádio etc.), não é antimatéria nem forma buracos negros. Os cientistas sabem que ela existe somente porque veem os seus efeitos sobre o mundo visível – ela puxa gravitacionalmente a matéria em torno dela.

Agora é preciso rever hipóteses, e astrônomos já têm algumas ideias para explicar essa anomalia. O astrônomo Roberto Abraham, da Universidade de Toronto, diz:

O grande desafio agora é descobrir de onde esses misteriosos objetos vieram. Seriam “galáxias falhas” que começaram bem e, em seguida, ficaram sem gás? Elas eram galáxias normais que sofreram tantas colisões a ponto de se assemelharem a nuvens? Ou elas são pedaços de galáxias que foram arrancados e depois se perderam no espaço?

Outro membro da equipe, o astrônomo Aaron Romanowsky, especula sobre como seria a vida em um planeta de uma galáxia ultra-difusa:

Se houvesse algum alienígena vivendo em um planeta numa galáxia ultra-difusa, ele não veria nenhuma faixa de luz através do céu, como na nossa Via Láctea, para dizer-lhes que eles estavam vivendo em uma galáxia. O céu noturno teria muito menos estrelas.


Imagem: P. VAN Dokkum, R. Abraham, J. BRODIE

A Dragonfly 44, na primeira acima, é uma dessas novas galáxias descobertas por dois telescópios no Observatório Keck em Mauna Kea, no Havaí.

Uma equipe de astrônomos comparou os dados dos dois telescópios, que miravam o aglomerado de galáxias Coma. Ele está a uma distância de aproximadamente 300 milhões de anos-luz, e pode ser visto na constelação Coma Berenices (perto da constelação Leão do zodíaco).

FUENTE: http://gizmodo.uol.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/