Pular para o conteúdo principal

Viagem espacial é mais segura do que se esperava


Durante a exposição no espaço aberto, o manequim foi coberto por um invólucro que oferece uma proteção similar à das roupas que os astronautas usam durante as caminhadas espaciais. [Imagem: DLR]

Riscos da radiação cósmica

Há cerca de 10 anos uma equipe da ESA (Agência Espacial Europeia) vem usando manequins especiais para estudar os efeitos da radiação cósmica sobre a saúde dos astronautas.

Foram divulgados agora os resultados das medições de longo prazo desse projeto, chamado Matroshka, que usou manequins colocados do lado de dentro e de fora da Estação Espacial Internacional. Cada manequim era dotado de milhares de sensores capazes de detectar partículas de várias energias.

E os resultados foram animadores: parece que os efeitos da radiação cósmica no espaço não são tão severos como se imaginava.

"Pode-se dizer que nós descobrimos que o espaço aberto é um pouco menos hostil para os humanos do que o esperado. As doses efetivas, relacionadas ao risco à saúde dos astronautas e calculadas a partir das medições dos nossos sensores foram menores do que as indicadas pelos dosímetros usados pelos astronautas," disse o Dr. Pawel Bilski, do Instituto de Física Nuclear da Polônia, onde foi construída a maior parte dos sensores usados no projeto Matroshka.


Os mais de 3.000 sensores permitiram determinar a distribuição espacial da radiação recebida por cada órgão do corpo humano. [Imagem: DLR]

Dose efetiva de radiação

Os mais de 3.000 sensores instalados ao longo de todo o manequim permitiram determinar com precisão a distribuição espacial da radiação dentro do corpo humano, avaliando as doses absorvidas por cada órgão e, finalmente, a chamada dose efetiva, usada para estimar o risco que a radiação cósmica impõe sobre a saúde humana.

A conclusão geral do estudo é que os dosímetros individuais incorporados nas roupas dos astronautas no interior da Estação Espacial Internacional superestimam a dose real de radiação em cerca de 15%. Entretanto, no espaço aberto - durante as caminhadas espaciais, por exemplo - a superestimativa chega a 200%.

A equipe concluiu que viagens à Lua e mesmo a Marte serão mais seguras para os astronautas em termos de riscos impostos pela radiação cósmica do que se presumia. Mas é importante salientar que, mesmo sendo mais baixas do que se pensava anteriormente, essas doses continuam sendo perigosamente elevadas.

"Nós precisamos lembrar que as medições dentro do experimento Matroshka foram feitas na órbita baixa da Terra, onde a magnetosfera terrestre reduz significativamente o número de partículas carregadas da radiação cósmica. No espaço interplanetário não existe esse escudo," acrescentou o Dr. Bilski.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/