
Cientista também diz que empresas precisam fazer mais para combater o terrorismo na internet
Os esforços para a criação de máquinas pensantes representam uma ameaça à existência dos seres humanos, de acordo com o físico Stephen Hawking, um dos cientistas mais respeitados do planeta. "O desenvolvimento da inteligência artificial de forma plena pode levar ao fim da raça humana", disse ele à rede BBC ao ser questionado sobre a tecnologia que ele usa para falar com outras pessoas e que passou por uma renovação envolvendo uma forma básica de inteligência artificial.
O cientista, que sofre da doença degeneativa chamada esclerose lateral amiotrófica (ELA), está usando para se comunicar um novo sistema de comunicação. Desenvolvida pela Intel, a tecnologia "entende" como o professor pensa e sugere as palavas que ele pode usar em seguida. Segundo Hawking, formas primitivas de inteligência artificial criadas até hoje são comprovadamente úteis, mas ele tem medo das eventuais consequências de se criar algo que possa superar o pensamento do ser humano.
"Isso pode evoluir por si próprio e se redesenhar de forma contínua e crescente", alegou o físico. "Os humanos, limitados a uma evolução biológica lenta, não poderiam competir, e seriam sobrepostos".
Na mesma entrevista, Hawking fez um alerta sobre os perigos da internet. Recentemente, o diretor do Quartel General de Comunicações do governo britânico, Robert Hannigan, afirmou que a grande rede poderia se tornar um centro de comando para terroristas. Ao comentar essa posição, o cientista disse que "as empresas de internet devem fazer mais para combater essa ameaça, mas a dificuldade é fazer isso sem sacrificar a liberdade e a privacidade".

FONTE: http://oglobo.globo.com/
Comentários
Postar um comentário