
Quatro vacas foram achadas mortas em uma estância localizada no limite dos Departamentos Uruguay e Tala. A fiscalização foi avisada e a brigada de Abigeatos.
Na ultima sexta feira (01/03/2013) pela tarde, policiais da localidade de Basavilbaso estiveram presentes em uma Estância localizada no km 208 da rodovia 39, onde apareceram 4 bezerros mutilados. Os animais foram encontrados na propriedade "San Diego", localizado a uns 7 Km da paragem 208, no limite dos departamentos de Uruguay e Tala. Neste mesmo local no dia 19 de fevereiro (2013), 5 bezerros pesando 100 kilos cada um, foram encontrados mortos e dias depois, oito mais. Todos apresentando mutilações na parte da cabeça, faltando os olhos, queixada e a língua, também na parte posterior do animal se constatou a falta de sua calda (rabo) e as genitais sem poder notar no local a presença de sangue.

Segundo informações da radio FM Riel, uma comissão policial encabeçada pelo comissário principal, Jorge Cancio e integrada pelo sargento primeiro, Ricardo Clodomiro Corel pode aceder ao local e constatar que os animais apresentavam mutilações em suas partes brandas. O responsável da Comisaría de Basavilbaso reuniu elementos e tomou amosstras fotográficas, para coloborar com as investigações que se realizam para determinar o ocorrido.

Roberto Lescano, um prestigioso médico clínico, visitu o lugar e recolheu amosstras que enviaría a especialistas e laboratórios para tratar de determinar oque causou a mortandade destes animais. Fazem alguns anos em um campo próximo, se registrou um caso de características similares, naquela ocasião apareceu uma novilha morta, que segundo as analíses posteriores apresentava lesões hepáticas e ruminares, compatíveis a uma intoxícação com duraznillo negro, em refrência as lesões nas partes brandas, se determinou que foram pós mortem e as havia produzido animais que se alimentam de carniça.

A comissão policial declarou, que os elementos recolhidos corresponderiam a morte por carbunculo ou antrax, se trata de uma doença infecciosa, conhecida desde a época colônial, altamente contagiosa que afeta preferencialmente os ruminantes sendo transmitidas a outros animais, incluindo o homem.

A doença se caracteriza nos bovinos e por apresentar morte subita, com a expulsão de sanguinolenta por orifícios naturais, nos quais se encontram presente o agente etiológico. É recorrente pelo que nos lugares onde se registra se denomina, "campos malditos", e ante a menor suspeita, os cadáveres não devem ser submetidos a necrópsias, para evitar a dissiminação de espório no meio ambiente, se recomenda queimá-los ou enterrar em grande profundidade para evitar a dissiminação dos espórios no solo por parte dos animais predadores.

Muitos que não creem nas versões oficiais, relacionam os casos as aparições de um objetor voador não identificado (Ovni) ou um chupa cabras com a morte e desaparições misteriosas de animais em determinadas zonas, oque parece ser mais prudente nestes casos.
FONTE: http://www.unoentrerios.com.ar
Comentários
Postar um comentário