Pular para o conteúdo principal

Informações digitais equivalerão à metade da massa da Terra em 2245


E não é apenas a conversão da massa em informação: o grande problema é a energia necessária para isso.
[Imagem: Melvin M. Vopson - 10.1063/5.0019941]

Conversão de matéria em informação

O físico Melvin Vopson, da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, fez um cálculo interessante e que, segundo ele, pode marcar a passagem de uma era da nossa civilização.

Ele calculou que o número de bits - dados armazenados eletronicamente de forma binária - vai superar o número de átomos que formam a Terra em cerca de 150 anos.

"O crescimento da informação digital parece realmente imparável," disse Vopson. "De acordo com a IBM e outras fontes de pesquisa de megadados, 90% dos dados do mundo hoje foram criados apenas nos últimos 10 anos. De certa forma, a atual pandemia de covid-19 acelerou esse processo, à medida que mais conteúdo digital é usado e produzido do que nunca."

Mas o pesquisador encara seu trabalho de um modo que supera muito a ideia de um cálculo feito por mera curiosidade.

Vopson baseia-se na equivalência massa-energia da teoria da Relatividade Geral de Einstein, no trabalho de Rolf Landauer, que aplicou as leis da termodinâmica à informação, e no trabalho de Claude Shannon, considerado o inventor do bit digital.

Assim apoiado nos ombros de gigantes, ele formulou um princípio que postula que a informação se move entre os estados de massa e energia, assim como qualquer outra matéria.

"O princípio de equivalência massa-energia-informação baseia-se nesses conceitos e abre uma vasta gama de novas físicas, especialmente na cosmologia," disse ele. "Quando alguém traz o conteúdo da informação para as teorias físicas existentes, é quase como uma dimensão extra para tudo na física."

O físico chama o fenômeno de "catástrofe da informação".
[Imagem: Melvin M. Vopson - 10.1063/5.0019941]

Conversão da Terra em Matrix

Segundo o pesquisador, à medida que usamos recursos, como petróleo, gás natural, carvão, cobre, silício e alumínio, para alimentar enormes "fazendas de computadores" e processar informações digitais, nosso progresso tecnológico está redistribuindo a matéria da Terra, de átomos físicos para informações digitais.

Ele vai além, e chama as informações digitais de "quinto estado da matéria" - ao lado de líquido, sólido, gás e plasma.

Eventualmente chegaremos a um ponto de saturação total, um período em nossa evolução em que os bits digitais superarão os átomos na Terra, um mundo "principalmente simulado por computador e dominado por bits digitais e código de computador. É só uma questão de tempo," disse Vopson.

E isso tampouco é apenas um conceito teórico, diz o físico, devido à equivalência de massa e energia: "O limite iminente do número de bits, a energia para produzi-los e a distribuição da massa física e digital dominará o planeta em breve. Estamos literalmente mudando o planeta pouco a pouco, e é uma crise invisível".

Com base no ritmo atual de crescimento do volume de dados digitais, Vopson calcula que levará aproximadamente 130 anos até que a energia necessária para sustentar a criação de informação digital iguale a toda a energia produzida no planeta Terra.

Mantido esse ritmo, em 2245 metade da massa da Terra seria convertida em massa de informação digital, diz ele.

Bibliografia:

Artigo: The information catastrophe
Autores: Melvin M. Vopson
Revista: AIP Advances
Vol.: 10 (8): 085014
DOI: 10.1063/5.0019941

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/