Pular para o conteúdo principal

Músico usa teletransporte para fazer improvisação com computador quântico


O professor Alexis Kirke e a soprano Juliette Pochin durante a primeira sessão de improvisação musical entre humanos e um computador quântico.
[Imagem: University of Plymouth]

Teletransporte musical

Agora que o teletransporte chegou ao reino da matéria, parece que não há mais limites para a exploração desse efeito quântico tão curioso - e útil.

O professor Alexis Kirke, da Universidade de Plymouth, no Reino Unido, afirma ter-se tornado o "primeiro músico humano a se comunicar diretamente com um computador quântico via teletransporte".

Bem, o sobrenome do pesquisador é Kirke, mas ele não é o James T. Kirk. Assim, é preciso dar ao artista-experimentador um quê de licença poética - afinal trata-se de uma instalação de arte, e não de um experimento de física - mas o que ele fez é deveras interessante, mostrando não apenas a convergência entre ciência e arte, mas também novas possibilidades que os computadores quânticos prometem abrir.

Primeiro vamos ouvir o professor Kirke: "O mundo está correndo para construir os primeiros computadores quânticos práticos e poderosos, e quem conseguir primeiro terá uma vantagem científica e militar devido a o poder extremo da computação dessas máquinas. Esta pesquisa mostra pela primeira vez que essa tão propalada vantagem também pode ser útil no mundo da criação e execução de música. Nenhum outro trabalho mostrou isso antes nas artes, e demonstra que a capacidade quântica é algo que todos podem apreciar e desfrutar."

O resultado é uma sessão de improvisação de alta tecnologia, na qual o músico toca o tema de Game of Thrones ao piano, acompanhado por uma soprano, enquanto, pelos alto-falantes, flui uma música "criada" por um computador quântico acessado pela internet.

Mas vamos ao lado tecnológico da sessão artística.

Experimentos com o teletransporte quântico já permitiram teletransportar operações lógicas inteiras.
[Imagem: Wan et al. - 10.1126/science.aaw9415]

Computação quântica na música

O teletransporte quântico é a capacidade de transmitir instantaneamente informações entre bits quânticos. Isso já foi feito por longas distâncias, incluindo enviar informações da Terra para um satélite em órbita.

O que o professor Kirke fez foi usar um sistema chamado MIq (Multi-Agent Interactive qgMuse), no qual um computador quântico da IBM executa um programa chamado algoritmo de Grover.

Descoberto por Lov Grover nos Laboratórios Bell, em 1996, esse foi apenas o segundo algoritmo quântico lançado (depois do algoritmo de Shor) e mostrou ser possível alcançar uma enorme vantagem sobre a computação tradicional.

Neste caso, o algoritmo de Grover permite solucionar dinamicamente as regras lógicas musicais que, por exemplo, podem impedir a dissonância ou manter a temporização 3/4 tradicional. O computador quântico faz isso significativamente mais rápido do que qualquer algoritmo rodando em um computador eletrônico comum.

O resultado foi que, enquanto Kirke tocava o piano, o computador - uma máquina de 14 qubits instalada no laboratório da IBM em Melbourne, na Austrália - gerava rapidamente músicas de acompanhamento que eram transmitidas em resposta e eram tocadas pelo sistema de alto-falantes do teatro.

"No momento, existem limites para a complexidade que se pode obter de um sistema de improvisação com computador em tempo real. O número de regras musicais que um improvisador humano conhece intuitivamente pode simplesmente exigir tempo demais de um computador para gerar a música em tempo real. Têm sido inventados atalhos para acelerar esse processo na música por inteligência artificial baseada em regras, mas o uso da velocidade do computador quântico nunca havia sido tentado antes.

"Então, embora o teletransporte não possa mover informações mais rapidamente que a velocidade da luz, se colaboradores remotos quiserem conectar seus computadores quânticos - que eles estão usando para aumentar a velocidade de suas inteligências artificiais musicais - então [o teletransporte quântico] é 100% necessário. As informações quânticas não podem ser simplesmente transmitidas usando os sistemas de transmissão digitais normais," disse Kirke.

Bibliografia:

Artigo: Testing a hybrid hardware quantum multi-agent system architecture that utilizes the quantum speed advantage for interactive computer music
Autores: Alexis Kirke
Revista: Journal of New Music Research
Vol.: 49, 2020 - Issue 3
DOI: 10.1080/09298215.2020.1749672

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/