Pular para o conteúdo principal

Sinapses artificiais de ligas metálicas são postas em um único neurochip


O neurochip consegue se lembrar da imagem que mostrou antes.
[Imagem: Hanwool Yeon et al. - 10.1038/s41565-020-0694-5]

Memoristores de ligas metálicas

Engenheiros do MIT usaram uma nova tecnologia para fabricar sinapses artificiais e já conseguiram colocar dezenas de milhares delas em um único chip.

As sinapses artificiais são mais conhecidas como memoristores, componentes eletrônicos dotados de memória, o que permite que eles imitem as interações entre os neurônios. Os memoristores são a base da chamada "computação neuromórfica", processadores que imitam o funcionamento do cérebro, o que está permitindo fazer uma versão em hardware da inteligência artificial.

Como os memoristores têm sido construídos tipicamente como matrizes entrelaçadas de nanofios, Hanwool Yeon e seus colegas foram buscar na metalurgia os princípios para fabricar cada memoristor a partir de ligas de prata e cobre. Os nanofios da liga metálica são depositados em um molde previamente escavado em uma pastilha de silício.

Quando colocaram o chip para resolver tarefas visuais, o pequeno processador foi capaz de lembrar as imagens armazenadas e reproduzi-las várias vezes, em versões mais nítidas e limpas em comparação com as arquiteturas já existentes de memoristores feitos com elementos metálicos puros - em contraposição às ligas usadas agora.

Embora esteja longe de bater um recorde - a Intel já tem processadores neuromórficos com milhões de neurônios - o protótipo demonstra um novo tipo de memoristor para dispositivos que processam informações de uma maneira que imita a arquitetura neural do cérebro.

"Imagine conectar um dispositivo neuromórfico a uma câmera no seu carro e fazer com que ele reconheça luzes e objetos e tome uma decisão imediatamente, sem precisar se conectar à internet. Esperamos usar memoristores com eficiência energética para executar essas tarefas no local, em tempo real," antevê o professor Jeehwan Kim.

Memoristores contra transistores

Um transístor em um circuito eletrônico convencional transmite informações alternando entre um de dois valores possíveis - 0 e 1 - e faz isso apenas quando o sinal que recebe, na forma de uma corrente elétrica, possui uma intensidade específica.

Um memoristor - que pode ser entendido como um transístor com memória - não se limita a dois valores, funcionando ao longo de um gradiente, como uma sinapse no cérebro. O sinal que ele produz varia de acordo com a força do sinal que ele recebe e esse sinal também altera sua resistência elétrica, de forma que ele se "lembra" das coisas que fez antes.

Ao lembrar o valor associado a uma dada intensidade de corrente, o memoristor produz exatamente o mesmo sinal na próxima vez em que receber uma corrente semelhante. Isso garante que a resposta a uma equação complexa, ou a classificação visual de um objeto, seja confiável, um feito que normalmente envolve vários transistores e capacitores.

Como primeiro teste do chip, a equipe recriou uma imagem em tons de cinza do escudo do Capitão América. Eles associaram cada píxel da imagem a um memoristor correspondente no chip e então modularam a condutância de cada memoristor que tinha "força" semelhante à cor no píxel correspondente.

O chip produziu a mesma imagem nítida do escudo e foi capaz de lembrar a imagem e reproduzi-la várias vezes.

Bibliografia:

Artigo: Alloying conducting channels for reliable neuromorphic computing
Autores: Hanwool Yeon, Peng Lin, Chanyeol Choi, Scott H. Tan, Yongmo Park, Doyoon Lee, Jaeyong Lee, Feng Xu, Bin Gao, Huaqiang Wu, He Qian, Yifan Nie, Seyoung Kim, Jeehwan Kim
Revista: Nature Nanotechnology
DOI: 10.1038/s41565-020-0694-5

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/