Pular para o conteúdo principal

Menor motor do mundo é formado por 16 átomos


Estrutura em escala atômica da molécula-rotor de acetileno, de 4 átomos (esferas cinza-branco), sobre uma superfície quiral de PdGa (esferas azuis -> paládio, esferas vermelhas -> gálio).
[Imagem: EMPA]

Motor molecular

Pesquisadores suíços bateram outro recorde de precisão e miniaturização ao construir o menor motor do mundo - um recorde que vem sendo batido seguidamente nos últimos anos.

O motor molecular, medindo menos de 1 nanômetro, é formado por apenas 16 átomos e gira unidirecionalmente, algo muito interessante em termos de seu uso prático.

Mas o detalhe mais interessante é que seu movimento está na fronteira entre o movimento clássico, como nos motores em escala humana, e o movimento quântico, gerido pelo chamado tunelamento quântico, em que coisas atravessam outras apenas perdendo um pouco de energia.

O princípio de funcionamento de uma máquina molecular é semelhante aos motores que usamos no dia a dia: ela converte energia em um movimento direcionado. Esses motores moleculares também existem na natureza, por exemplo, na forma de miosinas, proteínas motoras que desempenham um papel importante na contração dos músculos e no transporte de outras moléculas entre as células.

Do mesmo modo, o motor de 16 átomos consiste em um estator e um rotor, isto é, uma parte fixa e uma parte móvel. O rotor gira na superfície do estator, mas em passos discretos, assumindo seis posições diferentes.

Catraca reversa

Como a energia que aciona o motor - termal ou elétrica - pode vir de qualquer direção, o próprio motor deve determinar a direção da rotação usando um esquema que lembra uma catraca funcionando ao contrário. Uma catraca tipicamente consiste de uma roda dentada assimétrica: Enquanto a lingueta da catraca sobe pela borda inclinada e trava na direção da borda íngreme, a variante atômica exige menos energia para subir a borda íngreme da roda dentada do que na borda inclinada. Assim, o movimento na "direção de bloqueio" torna-se preferencial e o movimento na direção de rotação tradicional é muito menos provável. Com isto, o movimento é praticamente possível apenas em uma direção.

Os pesquisadores implementaram esse princípio de catraca reversa em forma minimalista usando um estator com uma estrutura basicamente triangular composta por seis átomos de paládio e seis átomos de gálio.

O truque é que essa estrutura é rotacionalmente simétrica, mas não tem simetria de espelho. Como resultado, o rotor - uma molécula de acetileno simétrica - formado por apenas quatro átomos pode girar continuamente, embora a rotação no sentido horário e anti-horário deva ser diferente. "O motor, portanto, possui estabilidade direcional de 99%, o que o distingue de outros motores moleculares semelhantes," disse o professor Oliver Gröning, do Laboratório Federal Suíço de Ciência e Tecnologia dos Materiais (EMPA).

A equipe acredita que o nanomotor inaugura uma nova forma de coletar energia em escala atômica, com potencial de uso em nanomáquinas e sensores.

Bibliografia:

Artigo: Molecular motor crossing the frontier of classical to quantum tunneling motion
Autores: Samuel Stolz, Oliver Gröning, Jan Prinz, Harald Brune, Roland Widmer
Revista: Proceedings of the National Academy of Sciences
DOI: 10.1073/pnas.1918654117



FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/