Pular para o conteúdo principal

Pilares da Criação: foto icônica do Hubble ganha bela versão em infravermelho


Nova versão da célebre imagem "Pilares da Criação" (Imagem: NASA/ESA/Hubble Heritage Team)

Por Daniele Cavalcante

Membros da equipe do Telescópio Espacial Hubble reviveram uma das imagens mais icônicas já capturadas pelo observatório, que é uma foto da Nebulosa da Águia, e criaram uma nova versão que revela detalhes incríveis do berçário estelar, só que na luz infravermelha.

Esta região está localizada a cerca de 6.500 a 7.000 anos-luz da Terra e, na verdade, é apenas uma parte da nebulosa, que é algo ainda maior, com 55 a 70 anos-luz de diâmetro. A imagem original é de 1995 e foi apelidada de “Pilares da Criação”, nos mostrando uma região que se estende por cerca de “apenas” 4 a 5 anos-luz.

As formas que lembram uma tromba de elefante na imagem são regiões formadoras de estrelas compostas por estruturas monolíticas incríveis de poeira e gás interestelar. A imagem original do Hubble nos mostrava apenas a luz visível, mas, agora, com a nova versão, a região é vista na luz infravermelha, que consegue atravessar as camadas de poeira e gás, revelando uma visão completamente nova dos pilares.

Nesta nova composição, todo o cenário é coberto por estrelas brilhantes, e estrelas recém-nascidas são reveladas - elas estão sendo formadas dentro dos próprios pilares. “Os contornos fantasmagóricos dos pilares parecem muito mais delicados e apresentam uma silhueta contra uma névoa azul assustadora”, escreveu a NASA.

Esse aspecto mais fraco e “fantasmagórico” dos pilares não estava presente na imagem original de 1995. Agora, eles se parecem mais com sombras ao fundo, e ficam em segundo plano, com as estrelas ganhando muito mais destaque.


"Pilares da Criação", foto em luz visível capturada pelo Hubble em 1995, depois de uma remasterização com tecnologias mais modernas (Imagem: NASA/Jeff Hester/Paul Scowen)

A Nebulosa da Águia foi descoberta em 1745 pelo astrônomo suíço Jean-Philippe Loys de Chéseaux. Ela tem uma magnitude aparente de 6, o que significa que ela pode ser vista da Terra a olho nu, se você estiver em um local com céu bastante escuro, como em áreas rurais livres de poluição luminosa. Mas, para ver os pilares, é preciso ter um bom telescópio.

FONTE: NASA via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/