
The international Gemini Observatory/NSF’s National Optical-Infrared Astronomy Research Laboratory/AURA/G. Fedorets)
Por Patrícia Gnipper
Nesta semana, ficamos sabendo que a Terra tem uma pequena nova lua temporariamente, e que já está por aqui há três anos, mas só agora foi descoberta. Na verdade, não estamos falando de uma segunda Lua propriamente dita, mas sim de um possível asteroide que foi capturado pela atração gravitacional de nosso planeta, e nos deixará em breve — provavelmente em abril. Mas, enquanto ele ainda nos faz companhia, cientistas já se apressaram para registrá-lo em imagens.
Astrônomos operando o Observatório Gemini, no Havaí, conseguiram localizar o objeto 2020 CD3 para fotografá-lo. A imagem mostra um pequeno ponto brilhante em meio ao fundo escuro, com trilhas coloridas que foram formadas pela passagem de estrelas durante a exposição da imagem.
Ainda que a foto, por si só, não seja lá muito chamativa, é notável o fato de um observatório terrestre conseguir fotografar um objeto tão pequeno, e tão próximo da Terra. Ele tem entre 1,9 e 3,5 metros de diâmetro, o que é mais ou menos o tamanho de um carro, e dá uma volta ao redor do nosso planeta a cada 47 dias, com uma trajetória larga e oval além da órbita da Lua.
Falamos "possível asteroide" no início deste texto pois ainda não se sabe exatamente do que ele se trata, tampouco sua composição. E, enquanto isso, há quem aposte que o 2020 CD3 seja, na verdade, um pedaço de lixo espacial. Mais observações e estudos seguem em andamento, enquanto não sabemos a resposta para esta questão.
FONTE: National Astro via canaltech.com.br
A surpreendente descoberta de 'minilua' que orbita a Terra há 3 anos
Comentários
Postar um comentário