Pular para o conteúdo principal

Papel dobrado suporta 14.000 vezes o próprio peso


A estrutura (à esquerda, embaixo) suportou sete cópias de um livro, pesando 2,2 kg cada um.
[Imagem: Randall Kamien/Xinyu Wang et al. - 10.1103/PhysRevX.10.011013]

Móveis e barracas sem ferramentas

As artes japonesas de dobradura e corte de papel estão começando a produzir muito mais do que delicadas obras de arte: estão mostrando como criar estruturas que suportam quantidades incríveis de peso.

Embora as duas técnicas já estejam sendo largamente utilizadas em áreas como a robótica e novos materiais, a expectativa agora é que se possa usar materiais muito leves para criar estruturas ultrafortes.

Uma aplicação possível poderia ser a construção de estruturas baratas, leves e implantáveis, como tendas de abrigo temporárias fortes e duráveis, mas que também possam ser facilmente montadas e desmontadas.

A equipe já está testando o conceito na fabricação de móveis, que possam ser transportados de forma plana e montados em casa, sem a necessidade de chaves e parafusos.

Mistura de origami e kirigami

A inovação surgiu da mesclagem das técnicas de dobradura - origami (ori: dobrar; kami: papel) - e de corte - kirigami (kiri: cortar).

Xinyu Wang, da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, fundiu as técnicas ao criar pirâmides de kirigami sem cortar as bordas do papel, deixando as estruturas na folha original. A seguir, foi só usar o restante da folha como se fosse um origami, montando outros kirigamis sem destacá-los e sem precisar usar adesivos.

Embora uma pirâmide só não seja muito forte, quando várias delas foram criadas em uma matriz repetitiva, a força que conseguiram suportar foi muito além das expectativas: a estrutura geométrica suportou 14.000 vezes seu próprio peso.


Cada pirâmide é suportada por abas vizinhas (mostradas em azul) que trabalham juntas para manter a estrutura no lugar, sem fita ou adesivo.
[Imagem: Erica Brockmeier]

O design triangular inclinado mostrou-se mais forte quando as abas de cada pirâmide são mantidas intactas e não coladas, sendo inclusive mais fortes do que o mesmo design com paredes verticais, com estruturas em forma de cubo.

Isso porque, com as paredes angulares dos triângulos, qualquer força aplicada ao topo pode ser traduzida em compressão horizontal no centro da figura. Já com as laterais verticais de um cubo, não há como transformar uma força descendente em uma força lateral sem dobrar o papel.

A equipe testou a arquitetura em papel, cobre e plástico, mostrando o potencial para criar materiais e estruturais fáceis de montar e extremamente fortes.

Bibliografia:

Artigo: Keeping It Together: Interleaved Kirigami Extension Assembly
Autores: Xinyu Wang, Simon D. Guest, Randall D. Kamien
Revista: Physical Review X
Vol.: 10, 011013
DOI: 10.1103/PhysRevX.10.011013

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/