Pular para o conteúdo principal

Biotransistores monitoram células vivas


Ilustração do funcionamento do biotransístor orgânico monitorando células individuais.
[Imagem: Adrica Kyndia et al. - 10.1016/j.bios.2019.111844]

Biotransístor

Pesquisadores espanhóis criaram um biotransístor, um componente básico da computação forjado para funcionar diretamente em contato com tecidos vivos.

A equipe testou seus EGOFETs (transístor de efeito de campo orgânico com porta de eletrólito) monitorando os sinais elétricos de células e tecidos cardíacos durante longos períodos de tempo.

"Foi maravilhoso ver como a plataforma eletrofisiológica desenvolvida com células cardíacas semeadas funcionou por várias semanas sem degradação no desempenho. Esse recurso abre inúmeras aplicações em biologia e biomedicina," disse a pesquisadora Adrica Kyndiah, do Instituto de Bioengenharia da Catalunha.

Além de células e microtecidos cardíacos, a equipe também usou os biotransistores para medir o efeito de dois medicamentos conhecidos por afetar o desempenho cardíaco.

Isso abre o caminho para a triagem de novos compostos em cardiomiócitos e outras células derivadas de células-tronco pluripotentes induzidas, como neurônios. Esse avanço, por sua vez, pode resultar na redução do uso de modelos animais para essas pesquisas e para o desenvolvimento e teste de novos medicamentos.


A plataforma diminuirá o uso de cobaias no desenvolvimento e teste de novos medicamentos.
[Imagem: Adrica Kyndia et al. - 10.1016/j.bios.2019.111844]

Vantagens dos biotransistores

Em termos gerais, a miniaturização oferecida pela plataforma permitirá refinar a coleta de dados em experimentos biológicos, hoje feitas tipicamente com eletrodos, que são grandes e não permitem a coleta de sinais de células individuais.

E os EGOFETs têm outras vantagens. Em primeiro lugar, esses biotransistores são feitos de um material orgânico em um substrato mecanicamente flexível, são biocompatíveis por natureza e apresentaram um desempenho robusto quando operados no úmido ambiente fisiológico. Em segundo lugar, um transístor oferece uma amplificação intrínseca de sinal, dispensando o uso de amplificadores externos, em comparação com os eletrodos convencionais, resultando em alta relação sinal/ruído. Finalmente, o biotransístor opera em baixas tensões, evitando danos às células ou excitação involuntária das células.

Segundo a equipe, os resultados são uma prova de conceito, que agora eles pretendem estender, saindo dos experimentos in vitro para o monitoramento in vivo de órgãos e tecidos e, mais futuro, inserir toda a plataforma em dispositivos implantáveis para monitorar a saúde.

Bibliografia:

Artigo: Bioelectronic Recordings of Cardiomyocytes with Accumulation Mode Electrolyte Gated Organic Field Effect Transistors
Autores: Adrica Kyndiah, Francesca Leonardi, Carolina Tarantino, Tobias Cramer, Ruben Millan-Solsona, Elena Garreta, Núria Montserrat, Marta Mas-Torrent, Gabriel Gomila
Revista: Biosensors and Bioelectronics
Vol.: 111844
DOI: 10.1016/j.bios.2019.111844

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/