Pular para o conteúdo principal

O que uma torradeira pode ensinar sobre o Universo


GETTY IMAGES

Helen Czerski, física
BBC Ideas

Vivemos em um mundo maravilhosamente complicado, cheio de gatos, árvores, trilhas, leões, aves, objetos fabricados pelo homem...

Em comparação, todo o Universo é muito simples. Até os cosmólogos, cientistas que investigam a origem e a evolução do Universo, estão dispostos a admitir que isso é verdade.

É difícil de entender, mas ele não é tão confuso quanto o nosso mundo.

No entanto, as mesmas regras da física governam tudo que existe.

Isso significa que, mesmo em sua cozinha, você pode aprender coisas que esclarecem aspectos sobre a natureza fundamental do Universo.

Vamos começar com uma torradeira

Acho que é melhor prestar atenção em uma torradeira antes de se preocupar em entender o resto do Universo: torrar o pão funciona com as mesmas regras da física.

Quando aquecidos, os elementos da torradeira ficam laranjas. Ninguém tem uma torradeira cujos resistores brilham em azul.

Essa cor não pode ser alterada. Ela obedece a um princípio fundamental da física que se aplica a tudo no Universo.


Resistores da torradeira sempre brilham na cor laranja - GETTY IMAGES

Brilho universal

Todos os objetos brilham porque têm uma temperatura e cada temperatura está associada a uma cor específica.

Por exemplo, a temperatura de algo que brilha em branco é de cerca de 1300º C; o de algo laranja é de cerca de 950º C; quando chega ao vermelho, é de cerca de 650º C.

Quando você desliga a torradeira e ela esfria, ela continua brilhando, apenas em cores que não podemos ver.

Mas uma câmera infravermelha, consegue enxergá-las.

Se pudéssemos ver o infravermelho, nunca precisaríamos de um termômetro, porque seria possível saber qual é a temperatura de tudo apenas dando uma olhada.

Parece um ótimo superpoder, não? Até você perceber que isso significaria que nunca poderíamos ver uma escuridão completa, porque o mundo ao nosso redor sempre seria iluminado por essas "luzes".


Toda cor tem seu calor

Temperatura mais fria que existe

Entre as estrelas, o céu é negro.

Durante séculos, os astrônomos pensaram que não havia nada nesses espaços.

Mas, à medida que os telescópios melhoraram, eles descobriram que havia um leve brilho no espaço até então vazio.

Eles analisaram se esse brilho coincidia com alguma temperatura.

E tiveram que descer muito na escala. Mas finalmente encontraram uma correspondência na região das microondas, na qual as ondas de luz medem um milímetro de comprimento.

A temperatura que corresponde a essa cor é de 2,7 kelvin, ou seja, 2,7 graus acima do zero absoluto, a mais fria que existe.

Então o Universo é frio, mas esse pouco de calor existe, um legado do Big Bang.

Assim, é possível medir a temperatura do Universo usando exatamente o mesmo conhecimento de física que você usa para saber se sua torradeira está funcionando.

FONTE: BBC BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/