Pular para o conteúdo principal

A hipótese sobre a existência de vida nas nuvens de Vênus que vem ganhando apoio desde os anos 60


Há mais de 50 anos, o astrônomo americano Carl Sagan levantou a hipótese sobre seres venusianos - NASA/COSMOS STUDIOS

Não é à toa que "marciano" é usado como sinônimo de "alienígena". Quando se trata da busca por vida extraterrestre, Marte parece dominar o entusiasmo dos terráqueos e a pesquisa científica.

Mas os cientistas também já exploraram luas de Saturno, como Titã e Encélado, e e também Europa, Ganímedes e Calisto, satélites naturais de Júpiter, entre outros lugares distantes - sempre com a incógnita sobre a possibilidade de vida em outros planetas por trás.

Um estudo publicado no ano passado no periódico Astrobiology se somou a outros que, pelo menos desde os anos 1960 sugerem que talvez haja um lugar melhor para buscar vida extraterrestre. E trata-se de um outro vizinho da Terra: Vênus.

Ou seja, pode ser que seja melhor falar em "venusianos" do que "marcianos".

"A camada mais baixa de nuvens de Vênus (entre 47,5 km a 50,5 km) é um objetivo excepcional de exploração devido a condições favoráveis ​existentes ​à vida microbiana", diz o artigo, cujo autor principal é Sanjay Limaye, da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos.

Embora este planeta seja hoje o mais quente do Sistema Solar, uma publicação da Nasa, a agência espacial americana, indicou em 2016 que Vênus pode ter tido um clima habitável e água líquida em sua superfície por 2 bilhões de anos no início de sua existência.


Hoje, condições em Vênus são adversas, com atmosfera densa e superfície quente, mas pode ter sido diferente no passado - GETTY IMAGES

Pesquisadores da Nasa chegaram a essa conclusão combinando diferentes condições no planeta vizinho, com base em evidências existentes sobre ele. A partir disso, criaram modelos computadorizados para testar possíveis cenários para o passado do planeta.

Um dos que se revelou promissor, por exemplo, combinou uma atmosfera semelhante à atmosfera da Terra hoje; um dia com duração igual à atual em Vênus; um oceano consistente com descobertas feitas pela sonda Pioneer; dados topográficos coletados pela missão Magellan nos anos 1990; e uma luz solar 30% mais fraca.

Mas, hoje, Vênus tem condições muito mais adversas do que este possível passado. Sua atmosfera repleta de dióxido de carbono é 90 vezes mais espessa que a da Terra e quase não há vapor d´água. Na superfície, a temperatura pode chegar a 462º C.

Em um comunicado da sua universidade, Limaye afirmou que os 2 bilhões de anos em que a vida pode ter se desenvolvido em Vênus "é muito mais longo do que se acredita ter acontecido em Marte".

"Vênus teve tempo de sobra para permitir que a vida evoluísse por si mesma", apontou o pesquisador.

Um ET em formato de... bola?

Na publicação, a equipe de Limaye reconhece que a hipótese de vida microbiana em Vênus "tem sido objeto de discussão por várias décadas e, no entanto, teve força limitada enquanto objetivo visado na pesquisa astrobiológica".

Essa possibilidade foi levantada por Carl Sagan em 1967. O famoso astrônomo publicou na revista Nature um texto intitulado Life in the clouds of Venus? (Vida nas nuvens de Vênus?, em tradução livre), coassinado pelo biofísico molecular Harold Morowitz.

A fim de demonstrar que esses organismos poderiam existir sob leis bioquímicas próximas às da Terra, os pesquisadores imaginaram um ser venusiano hipotético semelhante a uma bola, que flutuaria nas camadas de nuvens.

Dois anos depois, o próprio Sagan brincou que seu "argumento teve pelo menos uma consequência saudável": o jornal Saturday Evening Post publicou um desenho de um jogo de pingue-pongue em que a bola exclamava "Espere! Eu sou amigável visitante de outro planeta!"

'Um novo capítulo empolgante na exploração astrobiológica'


Não é só Marte: cientistas têm indicado que, na busca por condições favoráveis à vida extraterrestre, devemos olhar para Vênus - GETTY IMAGES

Fato é que a atmosfera ácida de Vênus, composta principalmente de dióxido de carbono e gotículas de água contendo ácido sulfúrico, não necessariamente é um problema para a proliferação da vida.

"Na Terra, sabemos que a vida pode prosperar em condições de muita acidez, podendo se alimentar de dióxido de carbono e produzindo ácido sulfúrico", explica Rakesh Mogul, professor de bioquímica da Universidade Politécnica do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, e coautor da publicação no periódico Astrobiology.

David J. Smith, do Centro de Pesquisa Ames da Nasa, também explica que microorganismos terrestres, principalmente bactérias, já mostraram serem capazes de viver na atmosfera da Terra em altitudes de até 41 quilômetros.

A equipe de Mogul acredita que um próximo passo na exploração venusiana esteja em mais coletas de amostras nas nuvens.

"Vênus pode ser um novo capítulo empolgante na exploração astrobiológica", diz o cientista.

FONTE: BBC BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/