Pular para o conteúdo principal

Água que astronautas beberam na missão Apollo 11 era do Brasil? Conheça a história


ASTRONAUTA CAMINHA SOBRE A LUA DURANTE A MISSÃO APOLLO 11 (FOTO: DIVULGAÇÃO/ NASA)

Empresa afirma que a NASA selecionou uma fonte de água localizada na cidade de Lindoia, no interior de São Paulo, para abastecer os astronautas que chegaram à Lua

POR CARINA BRITO

Um dos maiores feitos da humanidade, a chegada do homem à Lua, completou 50 anos neste 20 de julho. E há indícios de que o Brasil teve um pezinho nesse momento histórico. Segundo registros da empresa Lindoya Verão, a água que os astronautas tomaram durante a viagem era brasileira e saiu de uma fonte localizada na cidade de Lindoia, no interior de São Paulo.

A fonte São Sebastião, na época explorada pela empresa Irmãos Carrieri, hoje Lindoya Verão, era conhecida por jorrar uma água com propriedades terapêuticas, que auxiliavam no tratamento de problemas renais. A empresa alega que a agência espacial norte-americana escolheu a água por conta de sua baixa acidez, rápido grau de absorção pelo organismo e elevado poder diurético.


De acordo com Cesar Dib, diretor executivo da Lindoya Verão, a água da empresa ganhou fama internacional quando a cientista Marie Curie visitou as instalações da companhia em 1926 e reconheceu as qualidades terapêuticas da bebida “Acreditamos que foi por isso que a NASA decidiu como a melhor água para auxiliar os astronautas”, diz o executivo.

Para o químico Fábio Rodrigues, presidente da Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Química da USP, “são qualidades de uma boa água, mas não tem nada específico na composição". Segundo ele, destaca-se o fato de ser uma água com baixa concentração de sal e pouco ácida. "Mas é a composição normal, de uma água mineral de boa qualidade”.

A Lindoya Verão possui cópia da nota fiscal 20.218 de 1969, emitida pela Cervejaria Amazonas, no Rio de Janeiro (RJ), que descreve a saída de 100 garrafas de água do Aeroporto Santos Dumont. Mas não é possível saber para onde elas foram, de fato.

Por e-mail, a NASA não confirmou que a água dos astronautas realmente veio do Brasil. “Células de combustível a bordo da espaçonave Apollo forneceram água potável para a tripulação”, disse Katherine Brown, assessora de imprensa da agência espacial.

Durante a missão, os astronautas precisavam de água para beber, lavar e preparar alimentos, e as tais células de combustível da espaçonave forneceram a maior parte. Nesse sistema, a eletricidade gerada pelas células se combina a hidrogênio e oxigênio e produz água. “É possível que a tripulação tenha bebido água engarrafada após o voo, mas não temos nenhum registro sobre a origem das garrafas”, afirma Brown.


NOTA FISCAL DA COMPRA DA ÁGUA PELA NASA (FOTO: DIVULGAÇÃO)

De qualquer forma, a história é muito comemorada dentro da empresa. Hélio Formagio Tomazi, 76 anos, trabalhou na Lindoya por 47 anos e ajudou a embalar a água supostamente enviada para a NASA. Ele lembra que era muito trabalhoso o processo de embalar tudo manualmente. “Mas hoje eu tenho orgulho. Quem diria que depois de 50 anos eu ainda estaria falando disso?”


VEÍCULO DE LANÇAMENTO SATURN V (SA-506) PARA A DECOLAGEM DA MISSÃO APOLLO 11 ÀS 8:32 DA CDT, 16 DE JULHO DE 1969, DO COMPLEXO DE LANÇAMENTO 39A NO CENTRO ESPACIAL KENNEDY (FOTO: NASA)

*Com supervisão de Luiza Monteiro

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/