Pular para o conteúdo principal

Cientistas afirmam que abelhas têm noções básicas de matemática


ABELHAS CONSEGUEM RELACIONAR SÍMBOLOS E NÚMEROS EM EXPERIMENTO CONDUZIDO POR UM TIME DE PESQUISADORES DA AUSTRÁLIA E DA FRANÇA (FOTO: PIXABAY)

A partir de um treinamento realizado com os insetos, pesquisadores conseguiram fazer com que as abelhas relacionassem objetos a números

Elas têm cérebros minúsculos, mas talvez sejam muito inteligentes quando se trata de relações numéricas. De acordo com um estudo, conduzido por um time de pesquisadores da Austrália e da França, as abelhas podem ser capazes de conectar símbolos e números, estabelecendo uma relação básica de matemática .

“Se as abelhas têm a capacidade de aprender algo tão complexo como uma linguagem simbólica feita por humanos, isso abre novos caminhos para comunicações futuras entre espécies”, contou Adrian Dyer, da Universidade do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne ( RMIT), da Austrália.

Segundo Dyer, os seres humanos estão separados das abelhas por mais de 600 milhões de anos de evolução. Nós temos 86 bilhões de neurônios nos nossos cérebros, enquanto que as abelhas têm menos de um milhão dessas células, mas os pesquisadores encararam o desafio de treinar esses insetos.

Foram treinados dois grupos diferentes de abelhas para que elas conseguissem relacionar um caractere com um número de elementos, do mesmo modo no qual nós representamos o número “2” com duas bananas, ou o número “3” com três árvores.

Os dois grupos de insetos foram treinados de modo oposto um ao outro e notou-se que os grupos não foram capazes de reverter a associação imposta e trabalhar com uma lógica inversa. “Isso sugere que o processamento numérico e a compreensão de símbolos acontece em diferentes regiões dos cérebros das abelhas, de modo similar ao que o processamento separado ocorre no cérebro humano”, contou Scarlett Howard, pesquisadora do Bio Inspired Digital Sensing-Lab da Universidade RMIT.

O estudo ajuda a entender como esses insetos conseguem criar caminhos de informação para que a humanidade consiga gerenciar soluções inspiradas na natureza. Pesquisas anteriores já mostraram que primatas e pássaros também conseguem fazer a ligação entre números e símbolos, mas as abelhas podem dar pistas sobre a evolução humana.

“Descobrir como habilidades numéricas complexas podem ser alcançadas por cérebros em miniatura nos ajudará a entender como o pensamento matemático e cultural evoluiu em humanos”, afirma Howard.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s