Pular para o conteúdo principal

Nave da missão europeia Hera contará com navegação autônoma no espaço



Por Patrícia Gnipper

Na próxima década, veremos acontecer duas missões com destino ao mesmo objeto espacial. Em 2021, a NASA lançará a sonda DART para se chocar contra Didymoon, a "lua" do asteroide Didymos, com a colisão acontecendo no ano seguinte. Então, em 2023, a ESA lançará a missão Hera com o objetivo de, em 2026, coletar informações importantes sobre o objeto e analisar a cratera gerada pelo impacto da DART. Agora, a agência espacial europeia dá mais detalhes sobre a missão, revelando que a nave contará com um sistema autônomo de navegação no espaço, de maneira semelhante ao funcionamento dos veículos autônomos que começam a se aventurar pelas ruas do nosso planeta.

“Se você acha que os carros autônomos são o futuro na Terra, então Hera é o pioneiro da autonomia no espaço profundo”, disse Paolo Martino, engenheiro chefe de sistemas da missão. “Embora a missão seja projetada para ser totalmente operada manualmente a partir do solo, a nova tecnologia será testada assim que os principais objetivos forem alcançados e riscos maiores puderem ser tomados", explica.

A lua Didymoon tem apenas 160 metros de diâmetro, enquanto o asteroide Didymos tem 780 metros, e a autonomia da nave deve permitir que ela navegue com segurança a cerca de 200 metros da superfície de Didymoon, permitindo observações em alta resolução de até 2 cm por pixel — focando, em particular, a cratera de impacto deixada pela DART, que será feita com o objetivo de alterar a órbita da lua e, com isso, avaliar a nossa capacidade de tirar eventuais asteroides perigosos de nosso trajeto. Se a NASA for bem sucedida, a ESA fará essa constatação alguns anos depois.

Didymoos leva apenas 12 horas para orbitar Didymos, e se a missão DART conseguir mesmo desviar a órbita da lua ao redor do asteroide, veremos essa quantidade de dias para a lua completar uma órbita ser alterada, comprovando que é possível desviar asteroides potencialmente perigosos à Terra no futuro. Ainda, a tecnologia de navegação autônoma que será testada pela ESA com a Hera terá usos mais amplos em futuras missões espaciais, incluindo no veículo de manutenção espacial que a agência está projetando com o objetivo de remover detritos espaciais da órbita do planeta, bem como a ambiciosa missão Mars Sample Return, que colheria amostras do solo marciano e as traria de volta à Terra.

A ideia é que, no futuro, sondas orbitais capazes de conduzir a própria navegação pelo espaço e ao redor dos objetos de interesse possibilitem uma maior quantidade de missões exploratórias a relativo baixo custo.





FONTE: ESA via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/