Pular para o conteúdo principal

NASA perde contato com os CubeSats MarCO-A e B e missão é encerrada


Arte mostra os dois CubeSats acima de Marte enquanto a sonda InSight faz sua descida (Imagem: NASA)

Por Patrícia Gnipper

Enviados junto com a missão InSight rumo a Marte, os dois pequenos satélites CubeSats chamados de Mars Cube One (ou MarCO) A e B forneceram um link de comunicação em tempo real entre a InSight e a NASA. Eles tinham a missão principal de servir como plataforma de testes para as novas tecnologias de satélites em miniatura, sendo os primeiros CubeSats projetados para funcionar além da órbita da Terra. Mas a missão acaba de chegar ao fim, com a agência espacial confirmando ter pedido o contato com a dupla.

Na verdade, os dois satélites, apelidados de WALL-E e EVE, sobreviveram por mais tempo do que o esperado. Ambos estavam perto de Marte quando a sonda InSight fez sua descida à superfície no ano passado, e fizeram seu trabalho de backup de comunicações com maestria. "Essa missão sempre foi sobre empurrar os limites da tecnologia miniaturizada e ver o quão longe ela poderia nos levar", explica o engenheiro-chefe da missão, Andy Klesh.

As duas naves custaram menos de US$ 20 milhões, valor muito abaixo do custo tradicional de orbitadores tradicionais e, claro, seu tamanho bastante reduzido facilita o lançamento. Sendo assim, apostar em satélites e sondas em miniatura faz parte do futuro próximo da exploração espacial, aliando alta tecnologia a custos inferiores.

De qualquer maneira, os satélites foram projetados para se comunicarem por mais tempo e a distâncias ainda maiores. A equipe da missão ainda não sabe ao certo a causa da interrupção nas comunicações, mas apostam em algumas teorias. Problemas relacionados ao controle de atitude podem fazer com que os satélites percam a capacidade de enviar e receber comandos, enquanto os sensores de brilho (que permitem que os CubeSats fiquem sempre apontando para o Sol, a fim de manter as baterias carregadas) podem ser apresentado falhas.


Os dois satélites em miniatura Mars Cube One foram os primeiros CubeSats lançados para além da órbita da Terra (Imagem: NASA)

A dupla ainda vai fazer uma aproximação orbital no Sol, e há uma pequena chance de as comunicações serem restabelecidas quando isso acontecer, caso o problema esteja mesmo relacionado à alimentação das baterias. Essa aproximação deve acontecer até o mês de março, e a equipe ainda estará de prontidão para ver se algum sinal é recebido, ainda que a missão tenha sido encerrada oficialmente.

Todo o registro da missão dos CubeSats MarCO-A e B está no site da NASA.

FONTE: NASA via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s