Pular para o conteúdo principal

Missão israelense para a Lua é um marco para o país e para a indústria espacial privada



Por George Dvorsky

Israel deu um passo importante em direção a Lua após o lançamento do módulo lunar robótico Beresheet, desenvolvido por uma empresa privada, que foi ao espaço nesta quinta-feira (21) a bordo do foguete da SpaceX.

O foguete Falcon 9 da SpaceX partiu às 22h45 do horário de Brasília, no dia 21 de fevereiro, a partir de Cabo Canaveral, na Flórida. Além do módulo lunar robótico Beresheet, o foguete entregou com sucesso o satélite de telecomunicações da Indonésia Nusantara Satu e o pequeno satélite experimental S5 da Força Aérea dos EUA.

O lançamento do Beresheet, que significa “gênesis” em hebraico, representa um marco significativo tanto para Israel quanto para o setor privado. O módulo lunar robótico tem quatro pernas e é a primeira tentativa do país de pousar na Lua – além disso, esse é o primeiro módulo do tipo a ser financiado de forma privada.

Se a missão for bem sucedida, Israel se juntará a um clube exclusivo de países que colocaram um módulo robótico na Lua. Os outros são Estados Unidos, Rússia e China.


Imagem: SpaceX

Beresheet foi construído pela israelense SpaceIL, uma empresa sem fins lucrativos que é financiada por doações de patrocinadores privados. A companhia descreve que a sua visão é “avançar o discurso da ciência e engenharia em Israel e familiarizar a nova geração com as oportunidades animadoras do futuro, que os estudos STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) possibilitam”.

Para economizar no combustível, a sonda decidiu pegar um rota mais complicada para a Lua do que o normal. Conforme a reportagem da Associated Press, a órbita de Beresheet ao redor da Terra irá aumentar em tamanho até que a força gravitacional da Lua seja forte o suficiente para capturá-la. Uma tentativa de pouso no Mare Serenitatis – uma planície basáltica grande e escura – provavelmente vai acontecer no dia 11 de abril.

Durante a sua descida, a sonda espacial irá medir o campo magnético da Lua, potencialmente revelando novos detalhes sobre o núcleo de ferro, conforme aponta o New York Times. A sequência de pouso deve levar cerca de 15 minutos – um procedimento delicado que será monitorado por um grupo da Agência Espacial Israelense, NASA e o Instituto Weizmann de Ciências, conforme reportagem do Jerusalem Post.

Uma vez na Lua, Beresheet transmitirá fotos e vídeos para a Terra. A sonda também está equipada com uma série de espelhos conhecidos como retrorefletores. Lasers emitidos a partir da superfície da Terra irá brilhar nesses espelhos e então refletirem de volta para a Terra, possibilitando que cientistas meçam a distância da Terra para a Lua com alta precisão.


Representação do artista do módulo lunar Beresheet. Imagem: SpaceIL

Beresheet foi projetada originalmente para competir pelos US$ 20 milhões do Google Lunar X Prize, que foi descontinuado em janeiro de 2018 porque “nenhum time iria fazer uma tentativa de lançamento para alcançar a lua até o dia 31 de março de 2018, o prazo final”, nas palavras do fundador e presidente do X Prize, Peter Diamandis.

Como um dos requisitos para participar do concurso, as sondas lunares deveriam ser capazes de se mover 500 metros usando quaisquer meios possíveis. Beresheet deveria conseguir isso decolando e aterrissando de novo nas proximidades, mas, como o NYT apontou, os engenheiros não estão mais sujeitos a esse requisito.

A decisão de fazer o salto lunar só será tomada após o pouso em abril, mas não há nada a se ganhar com essa manobra – e que pode danificar desnecessariamente a sonda.

A missão de Beresheet durará apenas alguns dias, já que o módulo lunar não poderá suportar as temperaturas extremas da superfície. Mas seu legado perdurará com a sua carga; a sonda contém centenas de arquivos digitais, incluindo a Torá, a bandeira de Israel, obras de arte e um arquivo contendo 30 milhões de páginas de informações.

“Parabéns à SpaceIL e à Agência Espacial de Israel”, disse o administrador da NASA, Jim Bridenstine, em um comunicado à imprensa. “Este é um passo histórico para todas as nações e para o espaço comercial, à medida que procuramos estender nossas colaborações além da órbita baixa da Terra e para a Lua”.

Quanto ao Falcon 9 da SpaceX que entregou os produtos, o seu primeiro estágio fez sua terceira viagem bem-sucedida ao espaço, e pousou com sucesso em um navio-robô no oceano Atlântico. Em um uíte, no entanto, Musk disse que a reentrada teve incidentes.



Maior aquecimento de reentrada até o momento. Faíscas de metal em chamas a partir do escudo térmico básico visível no vídeo de pouso. Quarto lançamento marcado para abril.

O primeiro estágio do Falcon 9 aterrizou em uma embarcação Of Course I Still Love You, completando o terceiro lançamento e pouso deste booster.

Apesar do desafio, Musk disse que o primeiro estágio será usado para um quarto lançamento em abril.

[SpaceNews, Associated Press, New York Times, Jerusalem Post]

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s