Pular para o conteúdo principal

Cientistas fazem três pessoas se comunicarem por pensamento


PROFESSOR XAVIER USA O CÉREBRO EM X MEN. (FOTO: REPRODUÇÃO )

Dispositivo chamado de BrainNet conectou três pessoas que, sem trocarem uma palavra, jogaram Tetris juntos

Em um futuro, se comunicar por pensamento pode deixar de ser um privilégiodo professor Xavier e alguns outros portadores do gene X. Um novo sistema, chamado de BrainNet, conseguiu conectar três pessoas por pensamento, que juntas jogaram um jogo no estilo do Tetris.

"Nós apresentamos a BrainNet que, até onde sabemos, é a primeira interface direta entre cérebro multi-pessoa não invasiva para a resolução colaborativa de problemas", escrevem os pesquisadores. "A interface permite que três seres humanos colaborem e resolvam a tarefa usando comunicação direta de cérebro a cérebro".

Para conseguir essa proeza, os neurocientistas das universidades de Washington e Carnegie Mellon utilizaram uma combinação de eletroencefalogramas (EEGs), para registrar os impulsos elétricos que indicam a atividade cerebral e a estimulação magnética transcraniana (TMS), onde os neurônios são estimulados usando campos magnéticos.

Com eles, duas pessoas foram conectadas a eletrodos de EEG e solicitadas a jogar no estilo de Tetris envolvendo blocos em queda. Eles tiveram que decidir se deveriam ou não bloquear um ao outro. Para fazer isso, foram convidados a olhar para um dos dois LEDs piscando em ambos os lados da tela - um piscando a 15 Hz e outro a 17 Hz - que produziu diferentes sinais no cérebro que o EEG poderia pegar.

Estes foram então retransmitidos para o terceiro participante através da TMS, que poderia gerar flashes fantasmas de luz na mente do receptor, conhecidos como fosfenos. O receptor não podia ver toda a área do jogo, mas precisava girar o bloco se a luz do flash fosse enviada. Em cinco grupos diferentes de três pessoas, os pesquisadores atingiram uma precisão média de 81,25%, o que é decente para uma primeira tentativa.

Para adicionar uma camada extra de complexidade ao jogo, os dois remetentes poderiam adicionar uma segunda rodada de resposta indicando se o receptor tinha feito a chamada certa. Assim, quem recebia a informação pode detectar qual dos remetentes era mais confiável, com base apenas nas comunicações cerebrais.

Embora o sistema possa transmitir apenas um "bit" (ou flash) de dados por vez, a equipe acredita que a configuração poderá ser expandida no futuro. O mesmo grupo de pesquisadores já conseguiu ligar dois cérebros com sucesso, fazendo com que os participantes jogassem um jogo de 20 questões um contra o outro. Mais uma vez, flashes de fosfeno fantasma foram usados ​​para transmitir informações, neste caso "sim" ou "não".

É verdade que o sistema ainda está muito distante de emular um super poder mutante, sendo lento e pouco confiável, mas abre um extenso leque de pode mudar a forma como nós interagimos uns com os outros. "Nossos resultados levantam a possibilidade de futuras interfaces cérebro-a-cérebro que permitam a solução cooperativa de problemas por humanos usando uma 'rede social' de cérebros conectados", defenderam no estudo.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/