
PICAPE EQUIPADA COM OBSERVATÓRIO MÓVEL (FOTO: DIVULGAÇÃO/NISSAN)
A montadora Nissan e o Observatório Europeu do Sul (ESO) estabeleceram parceria para desenvolver tecnologia inovadora de observação astronômica
Se o cientista não vai até o observatório, o observatório vai até o cientista: a montadora japonesa Nissan e o Observatório Europeu do Sul (ESO) anunciaram o projeto Navara Dark Sky Concept, uma picape equipada com tecnologia para a observação de galáxias distantes, podendo analisar com detalhes fenômenos astronômicos como nebulosas e supernovas.
De acordo com os responsáveis pelo projeto, um observatório móvel permite acessar locais de difícil acesso, distantes da luz noturna das cidades. O telescópio fica abrigado em um trailer rebocado pela picape, com refrigeração especial capaz de manter o equipamento estável e calibrado. O pequeno sistema também conta com redes de transmissão Wi-Fi e de frequência de rádio, capaz de transmitir as informações para diferentes locais do planeta.

DETALHE DO TELESCÓPIO EQUIPADO NA PICAPE (FOTO: DIVULGAÇÃO/NISSAN)
Ao chegar no local desejado para a observação, o trailer possui um sistema automático de abertura para permitir que o telescópio entre em operação. Baterias garantem o funcionamento dos equipamentos ao longo do trabalho dos astrônomos.
O telescópio utilizado para a observação é chamado de PlaneWave e possui alta capacidade de precisão. Para que as luzes do carro não interfiram durante a observação, a picape é equipada com uma iluminação vermelha (que afeta em menor intensidade a visão noturna humana).
Após realizar uma exibição na cidade de Hannover, o equipamento será doado para a Agência Espacial Europeia (ESA), sendo utilizado para fins educacionais.

PICAPE DA NISSAN EQUIPADA COM TELESCÓPIO (FOTO: DIVULGAÇÃO/NISSAN)
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário