Pular para o conteúdo principal

Astecas utilizavam som de apito assustador para aterrorizar inimigos


APITO DA MORTE, OU EHECACHICHTLI (FOTO: REPRODUÇÃO)

Tribo mexicana desenvolveu o apito da morte Ehecachichtli, que emite som similar ao gemido de uma pessoa sendo torturada ferozmente

Muito antes dos filmes de terror existirem – e de pensarem em criar o cinema –, um grupo desenvolveu uma simples e compacta ferramenta capaz de causar muito medo e agonia: o “apito da morte”.

Também conhecido por Ehecachichtli, o apito da morte foi um dispositivo fabricado pelo povo asteca, que viveu no México entre os séculos XIV e XVI, para amedrontar rivais da tribo. Uma vez assoprado, o equipamento liberava um som que se assemelhava ao grito de uma pessoa agonizando de dor.

O apito era uma arma poderosa e vantajosa para o povo asteca, pois permitia que eles assombrassem seus rivais sem ser necessário derramar uma singela dota de sangue. É claro, o som emitido pelo instrumento de sopro não causava a morte de ninguém, mas, com certeza, funcionava como um terror psicológico capaz de simular a morte.



Além de seu propósito militar, o Ehecachichtli – que ganha esse nome a partir de Ehecatl, o senhor do vento de mitologias mesoamericanas –, também era utilizado em eventos ritualísticos e funerários. Os astecas acreditavam que o som ajudava os falecidos da tribo a chegarem à Mictlan, a Terra dos Mortos.

Tecnicamente, o apito é um instrumento de sopro que conta com dois diafragmas. Sua utilidade foi descoberta há pouco tempo por arqueólogos. Desde então, muitos deles são fabricados como souvenir e vendidos em lojas de artesanato no centro do México.

Mesmo antigo, o som emitido pelo apito pode ser mais assustador do que muita coisa que conhecemos hoje. Imagine só, então, naqueles tempos, em que diversos membros da tribo sopravam o apito ao mesmo tempo e criavam um som em uníssono. É de dar frio na espinha:



FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/