
Com todos os planetas fascinantes no nosso Sistema Solar, às vezes fica parecendo que o Sol é meio desprezado. O Sol é incrível! As pessoas ainda valorizam o Sol, de uma maneira ou de outra. Então, o que aconteceria se pegássemos um pequeno pedaço do Sol e o trouxéssemos de volta para a Terra? Bem, qualquer um que sobrasse neste planeta teria novos motivos para valorizar a estrela.
Os YouTubers do canal Kurzgesagt fizeram um vídeo bem legal que explica as particularidades sobre cada cenário hipotético no caso de realizarmos essa façanha. Você realmente deveria assistir ao vídeo porque a animação é ótima. Para aqueles que gostam de respostas simples em formato de texto: o Sol te mataria.
Mas é algo muito maior do que isso. Primeiro de tudo, a maneira que você morreria iria depender de qual parte do Sol fosse trazida para o nosso lar. Se você conseguisse pegar uma amostra da cromosfera, a atmosfera do Sol, não duraríamos muito. Isso porque a cromosfera é um milhão de vezes menos densa do que o ar, então a pressão atmosférica da Terra iria explodir a nossa amostra imediatamente. E como o ar se encheria de vácuo, um choque de uma onde de alta pressão seria criada, e se você estivesse muito perto desse choque, seria morto.
A próxima camada do Sol, a fotosfera, é o que dá a luz brilhante que permeia o nosso céu. Uma amostra dela também seria menos densa do que o ar. Mas o fato do calor dar suporte à ela, ela não explodiria. Em vez disso, a amostra rapidamente brilharia um milhão de vezes mais do que o Sol, em relação àquilo que enxergamos a 150 milhões de quilômetros de distância. Uma amostra pequena o suficiente trazida ao laboratório iria queimar tudo em uma área geral e então esfriaria rapidamente, se tornando um gás completamente seguro. É claro, se você estiver na área geral, você estaria morto.
Trazer para a Terra uma amostra da zona radioativa deixaria tudo muito interessante. Supondo que deixássemos a amostra no laboratório sob as condições na qual ela existia enquanto fazia parte do Sol, a pressão que mantém o plasma em conjunto se perderia imediatamente e a resultante explosão termonuclear iria queimar o laboratório, a cidade e todo mundo.
O grande final envolve trazer para cá parte do núcleo solar. Eu não entregarei todos os detalhes, mas deixe-me te dizer: é um algo muito maior do que o impacto causado pelas outras camadas, e também te mataria. Assista abaixo, com legendas em português:
FONTE: GIZMODO BRASIL
Comentários
Postar um comentário