
Arquivos detalham como militares e outros agentes governamentais atuam diante de acontecimentos que não conseguem explicar
Diante de solicitações feitas via Lei de Liberdade de Informações (FOIA) a Agência Nacional de Segurança (NSA) liberou um documento que analisa como os seres humanos reagem diante de acontecimentos surpreendentes que não podem ser explicados. O documento foi anteriormente liberado de forma censurada, e agora divulgado na íntegra, e a agência explicou que isso se deveu ao processo de revisão obrigatório antes da liberação.
O documento foi escrito em 1979 por um funcionário não identificado, e descreve como a resposta humana a fenômenos incomuns pode comprometer, conforme uma perspectiva militar, uma análise realista dos acontecimentos. Um exemplo mencionado no arquivo é de um técnico da Força Aérea Norte-Americana que observava tráfego aéreo sobre o bloco dos países satélites da União Soviética. Um dos países informou a presença de um alvo incomum no radar, descrito como um objeto em elevada altitude e velocidade com um padrão de voo errático. Os dados indicavam claramente que o objeto se movia contra o vento, mas este UFO passou a ser descrito como um balão.
Um país vizinho captou o mesmo objeto e continuou a utilizar a designação de balão, embora seus movimentos indiscutivelmente fossem impossíveis a um veículo desse tipo. O documento segue explicando como o oficial que descreveu essa situação percebeu uma variedade de reações emocionais em meio a seus companheiros na instalação norte-americana onde as informações eram captadas. Todos os militares ali presentes, continua, estavam mais tensos e silenciosos do que de costume, além de dar respostas distraídas e agressivas aos questionamentos a respeito de alguns dos dados. O autor do documento da NSA conclui que tais falhas humanas encobrem material incomum ou surpreendente, aponta que algumas pessoas são menos sensíveis a fenômenos estranhos, e embora ainda temerosas destes, se mantém capazes de descrevê-los com bom grau de objetividade.
TREINAMENTO PARA LIDAR COM FENÔMENOS REPENTINOS E ESTRANHOS
Uma das páginas do documento recentemente liberado
O documento recomenda que pessoal responsável pela análise e avaliação de dados de Inteligência seja recrutado entre aqueles capazes de lidar e processar naturalmente fenômenos incomuns. Devem receber treinamento intensivo como uma equipe especializada em responder a alertas de surpresa dentro do mais altos níveis de acesso da comunidade de Inteligência. Oficiais militares de alto nível igualmente deveriam receber esse tipo de treinamento, capacitando-os a tomar decisões estratégicas com objetividade diante desses materiais surpreendentes. O documento vem se somar a outros que deixam claro o interesse da NSA pelo Fenômeno UFO e acontecimentos do campo do paranormal.
FONTE: REVISTA UFO
Comentários
Postar um comentário