Pular para o conteúdo principal

Estrela pode gerar uma perigosa tempestade de cometas ao passar pelo nosso sistema solar


Há bastante tempo cientistas sabem que a anã-vermelha Gliese 710 passará perto do nosso sistema solar. A expectativa é que isso aconteça daqui cerca de um milhão de anos. Mas uma análise atualizada sugere que a estrela passará mais perto do que imaginávamos e quando isso acontecer, ela pode gerar uma tempestade de cometas bem perigosa para a Terra.

A Glise 710 atualmente está a 64 anos-luz da Terra, mas para todos os efeitos, está vindo diretamente em nossa direção. Um estudo publicado pela revista Astronomy and Physics projeta que o encontro acontecerá daqui a cerca de 1,35 milhão de anos e que ela passará a 13.365 UA do nosso Sol (1 UA é igual a distância média da Terra para o Sol), ou 1,9 trilhão de quilômetros. A essa distância, seriam necessários 77 dias para alcançar o nosso planeta.

Claro que isso é longe, mas não em termos cósmicos. Essa distância está bem próxima da nuvem de Oort – uma grande nuvem esférica de planetesimais voláteis que está a cerca de 50.000 UA, ou quase um ano-luz, do Sol. A Gliese 710 deve evitar um impacto direto com qualquer objeto de dentro do nosso sistema solar, mas antes ela deve passar pela nuvem de Oort.

E com sua grande influência gravitacional (ela tem cerca de 60% o tamanho do nosso Sol), certamente irá perturbar grandes rochas que estão paradas. Assim, é possível que essa estrela gere uma chuva de meteoros capaz de afetar a Terra.


Representação visual da nuvem de Oort, que está cheia de rochas e gelo. Imagem: NASA.

Para realizar o estudo, os astrônomos Filip Berski e Piotr Dybczński da Adam Mickiewicz University na Polônia usaram dados coletados pela Missão Espacial Gaia. Os novos cálculos mostram que a distância mínima da estrela será pelo menos cinco vezes menor do que as estimativas anteriores. Nessa distância, ela será objeto mais brilhoso e rápido do céu noturno.

Durante a passagem, a Gliese 710 irá gerar uma tempestade de cometas observável, e cerca de 10 novos cometas de longo período a cada ano – e por um período de três a quatro milhões de anos. Essa influência da estrela será sentida em nosso Sistema Solar durante muito tempo. “[Esse] evento [será] o mais forte encontro do futuro e da história do sistema solar”, concluíram os autores do estudo.

São más notícias para futuras civilizações, mas com algum otimismo as próximas gerações irão descobrir alguma forma de desviar os asteroides e cometas. Já existem iniciativas nesse sentido, inclusive.

E vale lembrar que a Gliese 710 não é a única estrela que nos fará uma visita. Pelo menos 14 estrelas próximas podem chegar a uma distância de três anos-luz durante os próximos milhões de anos. Duas delas devem atravessar a nuvem de Oort.

[Astronomy and Physics via Forbes]

Imagem do topo: conceito artístico da Gliese 710, uma anã vermelha que passará pela nuvem de Oort no nosso Sistema Solar. Crédito: ESO.

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/