Marte nunca pareceu um lugar tão legal quanto nesse novo vídeo da ESA mostrando o Mawrth Vallis, um vale que já teve água por centenas de quilômetros.
O Mawrth Vallis (“Mawrth” é a palavra galesa para Marte) é um vale de 600 km de largura, 2 km de profundidade ao longo da fronteira que separa as terras altas do sul e as planícies do norte de Marte. O vídeo, feito a partir de imagens capturadas pela missão Mars Express da ESA, mostra como seria fazer uma viagem por esse antigo canal poderoso de água.
A jornada começa na boca de um canal de saída de 4 bilhões de anos, e vai em direção à fonte da mais impressionante cicatriz marciana, uma área conhecida como Arabia Terra.
O planalto coberto por crateras está cheio de depósitos claros e escuros, o mais leve deles que contém pedaços de minerais de argila chamados filossilicatos. Esses sedimentos em camadas indicam a presença de água líquida no passado – e possivelmente vestígios de vida antiga.
De fato, a presença desses depósitos, e os materiais enterrados abaixo deles, pode conter registros de um ambiente antigo e habitável em Marte. E o Mawrth Vallis é um candidato a receber uma missão da ExoMars em 2020. Ao assistir esse vídeo, e ver quão bacana é essa região, vamos torcer para que seja esse o lugar escolhido pelos planejadores da missão.
[ESA]
FONTE: GIZMODO BRASIL
Comentários
Postar um comentário