
POR SALVADOR NOGUEIRA
Nasa cria incêndios no espaço para ensinar astronautas a lidarem com os perigos do fogo.
É FOGO
Um dos maiores — e menos comentado — perigos das missões espaciais é o risco de fogo a bordo da nave. Para aprender a lidar com isso, a Nasa está realizando uma série de incêndios intencionais em órbita terrestre. O último foi na semana passada.
IA PARA O LIXO
A agência espacial americana está se aproveitando das naves cargueiras Cygnus, que abastecem regularmente a Estação Espacial Internacional. São veículos descartáveis — depois que desatracam do complexo orbital, queimam na atmosfera terrestre. Mas, nos últimos voos, antes de serem derrubados, eles servem de palco para os maiores incêndios espaciais já vistos.
PROBLEMA ANTIGO
O caso mais grave de fogo no espaço aconteceu a bordo da antiga estação espacial russa Mir, em 1997. O incêndio foi causado por uma falha num dispositivo gerador de oxigênio e, apesar de ter sido contido, causou enormes transtornos. Pare para pensar. No espaço, não há como abrir a janela para ventilar a fumaça tóxica. Também não dá para fugir para o lado de fora. O calor também é retido. As opções são duas: ou você acaba com o fogo, ou o fogo acaba com você.
A TRAGÉDIA
Foi o que infelizmente levou à morte três astronautas do programa lunar Apollo, em 1967. Gus Grisson, Ed White e Roger Chaffee estavam testando a cápsula em solo quando uma faísca gerou um incêndio fatal, sob uma atmosfera interna de oxigênio puro.
DE VOLTA PARA O FUTURO
Agora, conforme a Nasa se prepara para retomar voos tripulados ao espaço profundo –primeiro até a órbita da Lua, na próxima década, e depois a Marte –, os riscos de incêndio precisam ser compreendidos e reduzidos ao máximo. É para isso que estão servindo os experimentos Saffire.
ASTRONAUTA BOMBEIRO
Diversos materiais — vários deles usados na estrutura interna da estação espacial e da nova cápsula Orion — são incendiados dentro do Cygnus e o comportamento do fogo é cuidadosamente observado. A esperança é que, com os dados, quando o incêndio for para valer, os astronautas estarão prontos para lidar com ele.
Assista ao vídeo no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=-nZRxvYUvqc
FONTE: http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/
Comentários
Postar um comentário