
Oscar Linke era prefeito de Gleimerschausen na época de seu avistamento
Ex-militar alemão observou um UFO e seus tripulantes ao lado da filha; caso é um dos primeiros registrados no Blue Book
O primeiro caso registrado pelo Projeto Blue Book da Força Aérea Norte-Americana (USAF) envolvendo a observação de um UFO e de seus tripulantes aconteceu na então Alemanha Oriental, em 1952. As testemunhas foram Oscar Linke, prefeito da cidade de Gleimerschausen, na Alemanha Oriental, sob controle da União Soviética, e sua filha de 11 anos Gabriella. Linke havia sido também major da Wehrmacht, as Forças Armadas unificadas da Alemanha nazista. O incidente aconteceu em uma floresta em 1950 e Linke relatou o que testemunhou para um juiz de Berlim Ocidental dois anos depois, quando ele e sua família escaparam da Alemanha Oriental.
Oscar Linke e sua filha transitavam em uma estrada rural de moto, quando o furo de um pneu obrigou o ex-oficial a empurrar o veículo. Subitamente Gabriella afirmou ter visto algo na floresta que ladeava a estrada e seu pai foi verificar pensando ser um cervo ou outro animal. Ele então viu duas figuras vestindo roupas que pareciam metálicas e um objeto circular pousado. Ele descreveu o UFO como uma frigideira enorme, pois o termo disco voador não era usado na Alemanha Oriental na época. O objeto tinha cerca de 15 m de diâmetro e duas fileiras de janelas em sua periferia, cada uma com 30 cm de diâmetro. No topo do UFO havia algo como uma torre cônica de cerca de três metros de altura.
Gabriella nesse momento chamou o pai, o que parece ter alertado as duas figuras quanto à sua presença. Eles rapidamente entraram no objeto, que se elevou no ar rodeado por um anel de chamas. Depois o UFO se afastou velozmente com um som chiado e moradores das redondezas afirmaram ter visto um objeto semelhante a um cometa voando pelo céu. Oscar Linke decidiu não procurar as autoridades, temidas naqueles tempos de início da Guerra Fria. Ele também considerou que pudessem ter visto alguma aeronave secreta soviética e portanto relatar o ocorrido poderia acarretar sérias consequências. Na época a União Soviética oficialmente considerada os UFOs como um assunto nada sério, porém se sabe que os militares soviéticos e a KGB, a agência de espionagem daquele país, conduziam detalhadas investigações sobre UFOs. O caso de Oscar Linke, pelas características do UFO e a descrição do barulho que fazia, é bem diferente de outros similares daquele tempo, e ainda não se chegou a uma conclusão a respeito.

Croqui do avistamento de Oscar Linke
Confira um documento que relata entre outros o caso de Oscar Linke
FONTE: REVISTA UFO
Comentários
Postar um comentário