
Mark Kelly e seu irmão Scott; os dois são astronautas e um deles está passando um ano na Estação Espacial Internacional, basicamente para ver o que acontece. (Crédito: Nasa)
POR SALVADOR NOGUEIRA
07/09/15 02:00
Nasa realiza experimento com astronautas gêmeos como preparação para uma futura viagem a Marte.
MISSÃO DE UM ANO
O astronauta americano Scott Kelly está na Estação Espacial Internacional desde março para um estudo importante no futuro do programa espacial americano. A Nasa quer que ele fique 12 meses por lá — três vezes o tempo médio de permanência — para observar que problemas podem surgir com quem passa um ano inteiro sem sentir a força da gravidade. É uma preparação para futuros voos a Marte.
CARA DE UM, FOCINHO DO OUTRO
O curioso é que Scott tem um irmão gêmeo que também é astronauta. Mark Kelly ficou em terra,e um dos experimentos mais interessantes dessa estadia de um ano é comparar que alterações aparecem no corpo do gêmeo que foi ao espaço, com relação ao que ficou.
UBER ESPACIAL
Na última sexta, a nave russa Soyuz que os levará de volta à Terra chegou à estação, trazendo mais três tripulantes, para se juntarem aos seis já a bordo. Na tarde do dia anterior, deu para ver a estação e a nave sobrevoando o céu do Brasil, numa perseguição espacial de verdade.
QUEM PLANTA COLHE
Outro marco importante que Scott Kelly e seus colegas de tripulação atingiram no mês passado: pela primeira vez, eles receberam autorização da Nasa para comer alface que eles mesmos plantaram na estação. A iniciativa tem por meta testar tecnologias de produção de alimentos no espaço para viagens de longa duração.
NOTÍCIA VELHA
Para os colegas russos de Scott, nada de novo. A primeira vez em que cosmonautas comeram alface espacial foi há quase duas décadas, na época da estação espacial russa Mir.
MISSÃO QUASE IMPOSSÍVEL
Enquanto os americanos realizam todos esses experimentos preparatórios para uma futura missão a Marte, eles distraem o mundo do fato de que no momento não há verba, nem veículos, nem plano, nem cronograma para a monumental empreitada da viagem interplanetária.
FONTE: http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/
Comentários
Postar um comentário