Pular para o conteúdo principal

Especial Antimatéria: Medicina e autoaniquilamento


O metro cúbico mais frio do Universo é um dos experimentos que está estudando os neutrinos para tentar desvendar a antimatéria. [Imagem: Cuore/Laboratório Nacional Gran Sasso]

7. Os neutrinos podem ser suas próprias antipartículas

Uma partícula de matéria e sua equivalente de antimatéria têm cargas opostas, o que torna fácil distinguir uma da outra.

Mas os neutrinos, partículas quase sem massa, que raramente interagem com a matéria, não têm carga.

Os físicos acreditam que eles podem ser partículas de Majorana, uma classe hipotética de partículas que são suas próprias antipartículas.

Projetos como o Majorana Demonstrator e EXO-200 foram projetados para determinar se os neutrinos são mesmo partículas de Majorana. Para isso eles tentam detectar um comportamento chamado decaimento beta duplo sem neutrinos.

Alguns núcleos radioativos decaem simultaneamente, liberando dois elétrons e dois neutrinos. Se os neutrinos forem suas próprias antipartículas, eles devem se aniquilar logo após o duplo decaimento, restando apenas elétrons. É isso que esses experimentos procuram demonstrar.

Encontrar os neutrinos de Majorana poderia ajudar a explicar a assimetria matéria-antimatéria pós Big-Bang.

Os físicos pensam que os neutrinos de Majorana podem ser leves ou pesados. Os leves existem ainda hoje, e os pesados teriam existido apenas logo após o Big Bang. Esses neutrinos de Majorana pesados teriam decaído de forma assimétrica, levando ao minúsculo excesso de matéria que permitiu que nosso Universo viesse a existir.

8. A antimatéria é usada na medicina

A Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET) usa anti-elétrons (ou pósitrons) para produzir imagens de alta resolução do corpo humano.

Isótopos radioativos emissores de pósitrons (como os encontrados nas bananas) são ligados a substâncias químicas, tais como a glucose, que são usadas naturalmente pelo organismo.

Esses compostos são injetados na corrente sanguínea, onde são naturalmente degradados, liberando pósitrons que encontram os elétrons no corpo e se aniquilam. As aniquilações produzem raios gama que são detectados e usados para construir a imagem médica.

Pesquisadores do CERN estão estudando o uso da antimatéria também em terapias contra o câncer. Os médicos já descobriram que podem alvejar tumores com feixes de partículas que liberam sua energia com segurança somente depois de passar através do tecido saudável.

Usar antiprótons adiciona uma explosão extra de energia. A técnica mostrou ser eficaz em células de cobaias, mas ainda não foram realizados estudos em células humanas.

FONTE: http://www.inovacaotecnologica.com.br/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/