
Mercúrio é este aí: um planeta inóspito que, pela cara, lembra muito a nossa Lua. (Crédito: Nasa)
POR SALVADOR NOGUEIRA
15/06/15 14:37
Estudo conduzido por americanos sugere que o planeta Mercúrio foi ‘tingido’ por cometas.
FAMOSO QUEM?
Ah, o planeta Mercúrio. Todo mundo já ouviu falar nele, mas encontrá-lo no céu não é tão simples. Os vizinhos do horóscopo, claro, já ouviram falar no temeroso “Mercúrio retrógrado”, fenômeno que acontece quando o planeta parece inverter a direção e caminhar para trás no céu.
DE PRIMEIRO MUNDO
Isso ocorre com muita frequência porque Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, o que quer dizer que você só vai encontrá-lo, quando muito, próximo ao horizonte, ora pouco depois do poente, ou um pouco antes do nascente.
AVE, CÉSAR!
Por estar sempre nessa correria celeste, perseguindo o Sol ou antecipando sua aparição, ele ganhou dos antigos romanos o nome do deus mensageiro da mitologia.
LUA MORENA
De perto, contudo, Mercúrio se parece muito com uma velha conhecida: nossa Lua. Ambos têm similaridades — como o porte e a ausência de atmosfera –, mas o que mais intrigava os cientistas era uma de suas diferenças: Mercúrio é bem mais escuro.
PÓ DE COMETA
O mistério agora parece ter sido resolvido por um grupo da Universidade Brown, nos EUA. Eles sugerem que Mercúrio tenha sido pintado, ao longo de bilhões de anos, por cometas. Não se deixe enganar pela cauda brilhante desses astros: em meio ao vapor claro, esses objetos têm uma superfície bem escura, recoberta por uma capa de compostos orgânicos.
TINTA QUE VEM DO CÉU
Muitos cometas mergulham na direção do Sol, se desmanchando pelo caminho. Mercúrio fica por ali e acaba recebendo parte desse material, que impacta contra a superfície e produz o aspecto escurecido, sem deixar sinais detectáveis do carbono que lhe serve de base. “Do ponto de vista de análise espectral, é como tinta invisível”, diz Peter Schultz, um dos autores do estudo, que reproduziu o fenômeno em laboratório.
FONTE: http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/
Comentários
Postar um comentário