Pular para o conteúdo principal

Esta é a galáxia mais distante que conhecemos no universo, e é a primeira de muitas



Uma equipe de pesquisadores identificou a galáxia mais distante já detectada pela humanidade. A EGS-zs8-1 está tão longe do nosso planeta que só agora estamos vendo a luz que ela emitia há 13 bilhões de anos.

Acredita-se que a galáxia se formou quando o universo era extremamente jovem. Afinal, estima-se que o universo tenha 13,8 bilhões de anos, um pouco mais velho do que a luz dela.

Os cientistas conseguiram encontrá-la por ser um dos objetos mais brilhantes e de maior massa no universo primitivo. Pascal Oesch, que participou do estudo, diz em comunicado à imprensa que “ela já tinha mais de 15% da massa atual da Via Láctea, mas teve apenas 670 milhões de anos para fazer isso”.

A idade da galáxia foi determinada com o instrumento MOSFIRE no telescópio do Observatório Keck, no Havaí. Trata-se de uma câmera que consegue detectar o brilho emitido por objetos longínquos no espaço.

A luz vinda de lugares muito distantes tende para o infravermelho, e apenas instrumentos como o MOSFIRE – ativado em 2012 – podem detectá-la. Por “ver” em infravermelho, ele pode observar o que há por trás de nuvens de poeira e até de buracos negros.


MOSFIRE (foto via Keck Observatory)


Modelo da parte externa do MOSFIRE (imagem via Keck Observatory)

Como os astrônomos calculam a idade e distância de um objeto tão longe no espaço? Eles fazem isso determinando sua posição e a intensidade da luz que ele emite. Como explica o comunicado:

Idade e distância estão vitalmente conectadas em qualquer discussão sobre o universo. A luz que vemos do nosso Sol leva oito minutos para chegar até nós, enquanto a luz de galáxias distantes que vemos através de telescópios avançados viaja por bilhões de anos para chegar até nós – então nós estamos vendo como eram essas galáxias há bilhões de anos.

Ao apontar um telescópio para o céu, ele nos traz imagens do passado: a luz viaja a cerca de 300.000 km/s, então a imagem de galáxias a bilhões de quilômetros de distância pode levar milhões de anos para chegar até nós.

Por isso, a EGS-zs8-1 é apenas uma de inúmeras descobertas em potencial: à medida que usarmos telescópios mais potentes, veremos galáxias ainda mais distantes. Pieter van Dokkum, um dos autores do estudo, diz que “apenas os maiores telescópios são poderosos o bastante para chegar a essas distâncias maiores”.


Espelhos para o Telescópio Espacial James Webb (NASA/Flickr)

O Telescópio Espacial James Webb, que será ativado em 2018, nos permitirá ver o espaço 200 milhões de anos depois do Big Bang – ou seja, veremos ainda mais do passado.

O futuro também nos reserva Telescópios Extremamente Grandes (ELTs na sigla em inglês), observatórios com abertura superior a 20 m de diâmetro. Há três deles em construção – dois no Chile, um no Havaí – a serem inaugurados a partir de 2022.

O estudo foi publicado no periódico Astrophysical Journal Letters.

FONTE: http://gizmodo.uol.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/