Pular para o conteúdo principal

Um acelerador de partículas espacial conseguiria ativar auroras boreais artificiais



Auroras acontecem de acordo com a vontade da natureza, e não dos seres humanos, e em parte é isso que dá a elas um ar tão misterioso. Mas vamos lá, estamos no século 21. Por que estamos esperando tanto? Então eis uma ideia maluca revivida por um artigo de Mark Zastrow na Eos: vamos criar um acelerador de partículas para termos auroras sempre que quisermos.

Quando falo em “nós”, claro que quero falar em cientistas, que escreveram um artigo teórico com um modelo de acelerador de partículas que consegue disparar feixes de elétrons no espaço. Pesquisadores de Stanford e do SRI International trabalharam nas especificações para o COMPASS, ou o Acelerador de Partículas Compacto para Ciência Espacial, na sigla em inglês.



ara deixar tudo claro, o COMPASS não existe, e o artigo publicado há alguns meses no Journal of Geophysical Research não fala das muitas dificuldades logísticas de construir um acelerador de partículas no espaço. O dispositivo seria realmente potente. A NASA já conseguiu mandar para o espaço dispositivos capazes de disparar feixes muito potentes. Mas para gerar uma aurora boreal seria necessário algo muito mais potente do que isso — com capacidade de lançar feixes com partículas na casa dos 10 milhões de elétron-volt.

No entanto, ele destaca como uma máquina dessas poderia funcionar, dando a cientistas uma nova ferramenta para estudar como as partículas se comportam no campo magnético da Terra. Eis a explicação de Zastrow na Eos:

Muito acima da superfície da Terra, elétrons de alta energia e íons chovem na atmosfera em espiral ao longo das linhas do campo magnético do planeta. Quando eles atingem a parte superior da atmosfera, eles podem excitar ou ionizar moléculas de nitrogênio e oxigênio para produzir demonstrações de auroras brilhantes. No entanto, uma maneira de estudar esse comportamento com ainda mais detalhes é ao injetar elétrons artificialmente com um acelerador de partículas espacial.

É isso o que Marshall considera em um novo estudo, que usa simulações de computadores para explorar as capacidades de um acelerador de partículas pequeno, mas potente, posicionado a uma altitude de 300km, mirando a atmosfera.

FONTE: http://gizmodo.uol.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/