Pular para o conteúdo principal

Magnetismo pode controlar calor e som


Os fônons - as partículas elementares do calor e do som - possuem propriedades magnéticas.[Imagem: Renee Ripley/OSU]

Fônons

Você já imaginou guiar o som ou o calor usando campos magnéticos?

Pois Hyungyu Jin e seus colegas da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, acabam de demonstrar que as ondas - ou as partículas - de som e de calor têm propriedades magnéticas, podendo ser manipuladas por um campo magnético externo.

Os físicos concebem o som e o calor de forma muito parecida com a luz, ou seja, tanto como uma partícula, quanto como uma onda. Enquanto as partículas de luz são chamadas de fótons, as partículas de som e calor são conhecidas como fônons.

Essencialmente, o som é a vibração dos átomos em um meio qualquer, enquanto o calor é o armazenamento de energia nessas vibrações. Assim, em termos da mecânica quântica, os dois são expressões da mesma forma de energia.

E, enquanto a física clássica explica a condução calor em termos de difusão, nas dimensões regidas pela mecânica quântica o calor movimenta-se por ondas vibracionais.

Guiando o calor com magnetismo

O que Jin demonstrou experimentalmente pela primeira vez é que os fônons têm propriedades magnéticas.

"Isso acrescenta uma nova dimensão à nossa compreensão das ondas acústicas," disse seu professor Joseph Heremans. "Nós mostramos que podemos guiar magneticamente o calor. Com um campo magnético forte o suficiente, poderemos ser capazes de guiar também as ondas sonoras."


Os fônons foram desviados em um dos braços de uma forquilha do material semicondutor antimoneto de índio. [Imagem: Kevin Fitzsimons/OSU]

Usando um campo magnético da mesma magnitude daqueles usados em equipamentos médicos de ressonância magnética, a equipe reduziu a quantidade de calor que flui através de um dispositivo semicondutor em 12%.

A implicação disso é que, em materiais como vidro, pedra ou plástico - materiais que não são normalmente magnéticos - o calor pode ser controlado magneticamente, desde que você tenha um ímã poderoso o suficiente.

O efeito revelado passou despercebido nos metais provavelmente porque eles transmitem tanto calor via elétrons que o calor transportado pelos fônons torna-se insignificante.

Ciência básica

A descoberta faz parte de uma série de fenômenos desvendados recentemente na fronteira entre a ciência clássica e a mecânica quântica, que incluem a propagação do calor em ondas, o controle da luz com som e os primeiros elementos de uma eventual "eletrônica do calor".

Este fenômeno específico agora descrito não deverá ter aplicações imediatas, afinal, ímãs de sete teslas como o utilizado no experimento são grandes e caros, e o material semicondutor onde os fônons foram guiados teve que ser refrigerado a -268 graus Celsius - em grande medida isso explica porque o fenômeno nunca havia sido detectado.

Apesar disso, a equipe pretende prosseguir no estudo, e agora irá tentar guiar ondas de som usando campos magnéticos.

FONTE: http://www.inovacaotecnologica.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/