
Por Astronauta Marcos Pontes
Algumas pessoas me perguntaram por que temos que usar trajes pressurizáveis em voos espaciais, enquanto só utilizamos máscaras de oxigênio em aviões de caça.
Vamos lá... um pouquinho de física e atmosfera.
Na superfície da Terra, em condições normais de pressão, a água entra em ebulição a 100º C.
A medida que subimos na atmosfera, o ar vai ficando mais rarefeito. A pressão cai (assim como a parcial de oxigênio) e a temperatura de ebulição da água também cai.
Até 15 mil pés de altitude, nosso corpo consegue compensar a falta de oxigênio. Acima de 15 mil pés, precisamos de máscara para prover oxigênio. As aeronaves de caça, na maioria, operam até 50 mil pés de altitude (só para comparação, as aeronaves comerciais cruzam geralmente entre 30 e 40 mil pés para grandes distâncias).
Até esses níveis, a máscara é suficiente.
Ocorre que, a 62 mil pés (aproximadamente), a pressão atmosférica é tal que a água entra em ebulição a 37º C (temperatura do corpo humano). Agora, lembre-se que nosso corpo é grande parte composto de "água"!
Isso significa que, se nosso corpo fica exposto a uma pressão igual ou inferior a essa (acima de 62 mil pés), nossos "líquidos" internos começariam a entrar em ebulição, o que certamente "não é saudável"! rsrsrs
Portanto, em voos espaciais, que vão muito acima de 62 mil pés (linha de Armstrong - batizada em homenagem ao médico que primeiro apontou esse problema , Dr. Harry George Armstrong), precisamos, além de oxigênio para respirar, usar roupas pressurizáveis. Elas nos manterão vivos no caso da pressurização da espaçonave falhar!
FONTE: Astronauta Marcos Pontes
www.marcospontes.com.br
Comentários
Postar um comentário