Pular para o conteúdo principal

Um homem prestes a ficar surdo consegue “ouvir” sinais de redes Wi-Fi



Perder a audição pode ser uma experiência que faz com que uma pessoa fique assustadoramente isolada. Mas em vez de se lamentar pelo sentido que começou a perder aos 20 anos, o escritor especializado em ciência Frank Swain decidiu encontrar uma maneira de ouvir algo que os humanos não conseguem: o zumbido do Wi-Fi que nos envolve.

Em seu ensaio na New Scientist, Swain conta como trabalhou com o designer sonoro Daniel Jones para construir uma ferramenta que torna o Wi-Fi audível. O projeto, batizado de Terrenos Fantasmas (ou Phantom Terrains no original), funciona traduzindo a linguagem das redes sem fio em sons. Cada elemento do Wi-Fi (nomes de roteadores, taxas de dados e modos de encriptação) são assinalados a seus próprios tons sônicos que então são transmitidos ao celular de Swain onde ele pode capturá-los através de seu sistema auditivo:

A força do sinal, a direção, nome e nível de segurança nele são traduzidos em um fluxo de áudio composto de camadas em dois planos: sinais distantes fazem cliques e estalos como um contador Geiger, enquanto que os de redes mais fortes viram uma melodia repetitiva.

Muito legal, mas o que queremos é saber, ou melhor, ouvir o som da Internet. Como ele é? Antes, uma amostra visual. Abaixo podemos ouvir uma caminhada de Swain com várias redes Wi-Fi mapeadas ao longo do caminho. Sinais de rede mais fortes são mais largos, as diferentes cores denotam o canal de transmissão dos roteadores e o padrão se refere ao nível de segurança:



E, agora sim, como essa caminhada é ouvida por Swain:



Apesar desses barulhinhos serem bonitos (e, de alguma forma, ao mesmo tempo um pouco assustadores), temos aqui implicações maiores sobre o porquê desse tipo de trabalho ser importante. Swain o equipara a uma espécie de “prótese” auditiva que realmente estende o alcance da audição normal, transformando-o em um tipo de super humano que consegue “ouvir” o ambiente de uma forma que a maioria das pessoas jamais conseguirá. Normalmente não associamos sons à realidade aumentada, mas acho que não é errado dizer que isso é realidade aumentada para os ouvidos.

FONTE: New Scientist

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/