Pular para o conteúdo principal

Encontrar sinais de vida extraterrestre em exoplanetas é como encontrar pizza no dormitório de alunos universitários


A esquerda, um ‘falso positivo'; à direita um ‘verdadeiro positivo’. Imagem: NASA

Até desenvolvermos a tecnologia de dobra espacial, a procura pela vida em outros planetas além do nosso sistema solar será feita daqui da Terra. Ainda bem: A espaçonave Terra é obviamente a melhor nave, e daqui podemos determinar muita coisa sobre o número crescente de exoplanetas que encontramos com o telescópio Kepler. Através de certos princípios, tais como as distâncias orbitais dos planetas e seus tamanhos, são – embora de forma imperfeita – possuímos formas de avaliar alguns planetas.
Uma outra forma é olhar a composição atmosférica de um planeta. Se você está procurando por vida, é senso comum que se deva procurar por aquilo que a vida necessita e produza – o oxigênio na atmosfera da Terra é originário da vida das plantas, assim ele está na atmosfera por todos os cantos. Outras moléculas, tais como a do metano ou a poluição industrial, também têm sido propostos como possíveis indicadores de vida, vindo de, por exemplo, flatulência de animais e nossas fábricas, respectivamente.
Astrônomos são capazes de olhar às moléculas nas atmosferas dos exoplanetas a partir da Terra, simplesmente analisando a luz da estrela que passa através da atmosfera de um planeta, à medida que ele transita entre a estrela e a Terra.
O problema é que encontrar um desses gases pode ser enganador, levando a um falso positivo. Enviar uma sonda a centenas e centenas de anos-luz de distância, somente para descobrir se a atmosfera é feita toda de ozônio (O3), sem O2, ou se é simplesmente metano dos vulcões, enquanto o planeta é incapaz de abrigar a vida, seria além de desapontante.
Assim, os pesquisadores do Laboratório Planetário Virtual do Instituto de Astrobiologia da NASA têm executado várias simulações, lidando com as atmosferas, para descobrirem como se pareceria a atmosfera um planeta habitável.
“Tentamos bastante fabricar sinais de falso positivo para a vida, e encontramos alguns, mas somente para o oxigênio, o ozônio e o metano, por si próprios“, disse Shawn Domagal-Goldman, do Centro de Voo Espacial Goddard, da NASA, um dos autores chefe do trabalho que foi publicado no Astrophysical Journal. “Porém, nossa pesquisa reforça o argumento de que o metano e o oxigênio juntos, ou o metano e o ozônio juntos, ainda constituem uma assinatura forte de vida“, disse ele.

sto é porque o oxigênio e o metano não se gostam. Uma atmosfera carregada com um desses gases deve ter seu suprimento do outro continuamente recarregado, e a forma mais confiável disso acontecer na Terra é através de mecanismos de vida. Assim, se ela tiver metano E oxigênio, as chances são muito melhores de que o planeta abriga algo que respira e que produza gases de flatulência.
“É como alunos universitários e pizza“, Domagal-Goldman disse, expressando esta grandiosa metáfora: “Se você ver pizza num dormitório e também há alunos universitários naquele dormitório, as chances são de que a pizza foi recém entregue, porque os alunos irão rapidamente comê-la. O mesmo ocorre como o metano e o oxigênio.“
Há muitos variáveis neste modelo para serem trabalhadas, não somente nos planetas, mas também nas estrelas que os planetas orbitam. O oxigênio e o ozônio podem ser produzidos quando a luz ultravioleta quebra o dióxido de carbono, assim os tipos e proporções de luz vinda da estrela irá impactar naquilo que é visto durante o trânsito do exoplaneta (entre a Terra e a estrela em questão).
“Se há mais luz ultravioleta atingindo a atmosfera, ela irá impulsionar estas reações fotoquímicas mais eficientemente“, disse Domagal-Goldman. “Para confirmar que a vida esteja produzindo oxigênio e ozônio, você precisa expandir a gama do seu comprimento de onda para incluir as características de absorção do metano. Idealmente, você também mediria outros gases, tais como o dióxido de carbono e o monóxido de carbono [uma molécula com um átomo de carbono e um átomo e oxigênio]. Assim estamos pensando cuidadosamente a respeito das questões que poderiam nos iludir com um sinal falso positivo, e as boas novas é que através de sua identificação, podemos criar um bom caminho para evitar as questões que um falso positivo poderiam causar.”

FONTE: http://motherboard.vice.com/ via Ovni Hoje


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/