
Imagens recolhidas pela sonda Odisseia 2001, que orbita ao redor do planeta, viabilizaram o novo registro ( NASA/JPL-Caltech/Arizona State University)
Cerca de 20 000 imagens foram usadas para compor o mapa de mais alta resolução já criado do planeta
O Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) elaborou o mapa mais completo de Marte já realizado até o momento, com dados sobre topografia, temperatura e composição do solo marciano. As imagens captadas pela sonda Odisseia 2001, que orbita o planeta vermelho, viabilizaram o novo mapa, que aprimora e complementa versões elaboradas entre os anos 1970 e 1980.
A carta geográfica utiliza dados do Sistema de Imagens de Emissão Termal (Themis, na sigla em inglês), um mecanismo de captação de imagens de emissão térmica, baseado no espectro da radiação infravermelha instalado na sonda Odisseia. Robin Fergason, do Centro Científico de Astrogeologia do USGS no Arizona, liderou o projeto em parceria com pesquisadores do Centro Espacial de Marte da Universidade Estadual do Arizona. "Utilizamos mais de 20 000 imagens para gerar o mapa de mais alta resolução da superfície de Marte criado até o momento", afirmou Robin em um comunicado. O documento está disponível neste link.
"As áreas escuras no mapa são mais frias à noite e, provavelmente, contêm partículas finas, como pó, lodo ou areia fina", disse Robin. Já as regiões brilhantes são mais calorosas, com superfícies provavelmente compostas de areia mais grossa, fragmentos de rochas ou a combinação de ambos os materiais.
FONTE: REVISTA VEJA
Comentários
Postar um comentário