
Em 16 de maio de 1960 foram avistados ovnis em 13 cidades do Ceará.
Assim noticiou "O POVO":
Treze cidades cearenses viram disco voador
Rachel de Queiroz testemunhou e vai escrever artigo na revista "O CRUZEIRO"
Observado por pessoas de crédito, horários iguais em pontos distantes, impossível estabelecer a rota, direções diferentes.
Continuam chegar à redação de O POVO, procedentes do interior do estado, notícias sobre a presença, na noite do dia 13 último, nos céus cearenses, de um objeto estranho, que presume ser um disco voador.
A escritora Rachel de Queiroz, que se encontra em sua fazenda "Não me Deixes", no município de Quixadá, também presenciou o fato durante 15 minutos, isto é, de 19h15m ás 19h30m. Ao que estamos informados, já escreveu até um artigo para a revista "O CRUZEIRO", do Rio de Janeiro, sobre o assunto.
Por outro lado, despacho de Júlia Braga, nossa correspondente em Iguatú, que "sábado pessoas de fé presenciaram cruzar os céus um estranho objeto luminoso espargindo intensa velocidade, movimentando-se circularmente de norte a sul". Adianta ainda que, "viajantes igualmente informaram haver presenciado idêntico espetáculo nas cidades de Icó, Solonopoles e Cedro".
O pai do nosso companheiro Flávio Ponte, Sr. José Júlio da Ponte, também viu o estranho objeto, numa fazenda perto da cidade de Morada Nova.
Assis Furtado, nosso correspondente em Russas também informa: "No dia 14 foi visto nesta cidade uma grande esfera luminosa que se deslocava rapidamente deixando a impressão de ser um disco voador. Procuramos ouvir de pessoas de responsabilidade a conformação do ocorrido, e conseguimos junto aos Srs. Alexandre Porto e Wladmir Bezerra".
A descrição feita pelas pessoas que observaram o objeto em nada menos que 13 cidades do interior cearense, é sempre a mesma. Todas afirmam que o misterioso corpo tinha, ao centro, uma luz cintilante, que brilhava com mais intensidade.
Infelizmente não é possível estabelecer a trajetória do objeto, pois em cidades diferentes uma da outra como, Crateús, Quixeramobim, Redenção de Iguatú, as noticias dizem que o fato ocorreu as 19:00h. Em Acaraú e Quixadá, ás 19h:30m. Em Campos Sales ás 18h30m, e em Mombaça as 20:00h. Nem mesmo sem levar em conta o horário do aparecimento, pois poderia haver equívoco, as direções em que o objeto se deslocava não coincidem: ora era norte a sul, ora de leste a oeste, pelo que se concluí fazia zigue-zague sobre o território cearense.
O despacho procedente de Russas não coincide com os das demais cidades onde o disco luminoso foi visto. Da conta do aparecimento, no dia 14, quando, nas outras cidades, ocorreu no dia 13.
SATÉLITE
A RÁDIO GLOBO do Rio de janeiro, divulgou que o SPUTINIK IV, satélite recém lançado pelos soviéticos, havia sido avistado no Ceará. Não é provável, todavia, que se trate de tal satélite, pelas seguintes razões:
1°- O satélite foi lançado no dia 14 e o objeto foi avistado na noite do dia 13;
2°- O satélite tem uma orbita para se movimentar dentro dela, não podendo navegar ora de norte a sul, ora de leste a oeste e vice-versa;
3°- O satélite não é um corpo luminoso.
FONTE: http://www.opovo.com.br/
Comentários
Postar um comentário