
Investigadores da Universidade britânica de Warwick e de York, Canadá, desenvolveram um método que permite "programar" qualquer mensagem traduzindo um código binário nas moléculas voláteis de álcool etílico.
Se trata da primeira vez que se comprova a possibilidade de estabelecer comunicação a nível molecular. Em particular, os cientistas retransmitiram as primeiras palavras do hino nacional do Canadá ("O, Canada") a uma distância de quatro metros em seu laboratório, segundo a revista 'Plos Ones'.
O receptor responsável por descifrar as mensagens moleculares, foi criado a partir de dispositivos eletrônicos disponíveis para todos, cujo custo é de aproximadamente cem dólares. Os transmissores eram na realidade aerosois a base del álcool, que contém uns e zeros próprios da linguagem binária.
"Acreditamos ter enviado a primeira mensagem de texto no mundo transmitida em sua totalidade com comunicação molecular, controlando os níveis de concentração das moléculas de álcool para codificar o alfabeto, com um aerosol representando os bits e sem aerosol para representar os bit zero", disse o estudante da Universidade York, Nariman Farsad, autor do experimento.
Segundo os investigadores, os sinais químicos podem oferecer uma maneira mais eficiente para transmitir dados dentro de túneis, tubulações e estruturas subterrâneas profundas. "Por exemplo, o recente bloqueio massivo no sistema de esgoto de Londres poderia haver sido detectado ao enviar robôs equipados com um sistema de comunicação molecular em vez de fazer passar por dificuldades os trabalhadores", disse o professor Andrew Eckford da Universidade de York.

FONTE: RT NOTICIAS
Comentários
Postar um comentário