
Uma equipe de investigadores detecta um planeta cuja órbita é muito próxima de sua estrela. Segundo os cientístas, esta acabará devorando o planeta em menos de 55 milhões de anos, um período muito reduzido em escala espacial.
No estudo desta estrela gigante vermelha (KOI-2133) e seu planeta (Kepler-91 b) participaram cientístas de distintos institutos europeus, aponta um artigo da revista 'Astronomy & Astrophysics', que mostra as conclusões do trabalho.
David Barrado, do Centro de Astrobiología (CAB), Espanha, explicou que este planeta leva 6,24 días para dar uma volta em sua estrela.
Se trata, portanto, do planeta mais próximo de uma estrela gigante vermelha que se conhece até a data e os cientístas predizem que acabará sendo devorado pela gigante vermelha. Segundo as estimativas de Barrado e seu companheiro Jorge Lillo-Box, também do CAB, isso sucederia em menos de 55 milhões de anos, um período de tempo "muito reduzido" a escalas astronômicas.
Outro dado fascinante que aparece no estudo é que a estrela ocupa 8% do céu do planeta. "Realmente, a partir do planeta, sua estrela é um gigante que domina tudo", disse Barrado a agencia EFE.
Segundo afirmou Lillo-Box, poderíamos estar sendo testemunhas dos últimos momentos de vida deste planeta.
"Nosso Sol, mais jovem que esta estrela, uma vez que supere seu período adulto, no que se encontra agora, sofrerá um processo similar, expandindo suas camadas exteriores e engolindo aos planetas que se encontrem em seu caminho, incluída a Terra", disse ele.
Este estudo pode ser realizado graças as observações do telescópio espacial Kepler que durante quatro anos tem coletado dados de estrelas.
FONTE: RT NOTICIAS
Comentários
Postar um comentário