
Astrónomos descobriram um raro sistema planetário com um número de planetas que se assemelha ao do nosso Sistema Solar. Duas equipas diferentes de investigadores apontaram para a recente descoberta de um sétimo planeta ao redor da estrela anã KIC 11442793.
O sistema tem similaridades com o nosso Sistema Solar - que tem oito planetas -, mas todos os sete planetas orbitam muito mais próximos da sua estrela, que está localizada a cerca de 2.500 anos-luz da Terra.
O novo «sistema solar» foi descrito em dois estudos colocados no Arxiv.org, um arquivo electrónico para artigos científicos que ainda não foram publicados num jornal cientifico.
Uma das identificações foi feita por voluntários usando o site Planet Hunters. O site foi criado para permitir que voluntários tivessem acesso a dados públicos enviados pelo telescópio espacial Kepler, da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), que foi lançado para procurar os exoplanetas - mundos que orbitam estrelas distantes, fora do nosso sistema.
O Kepler usa o método de «trânsito» para descobrir novos planetas, o que significa procurar pelas curvas de luz deixadas por um planeta quando passa em frente à estrela hospedeira. Mas a grande quantidade de dados existentes não permite que os cientistas examinem cada curva de luz e, por isso, desenvolveram programas de computador para procurar a assinatura de um trânsito planetário.
«Este é o primeiro sistema de sete planetas registado pelo Kepler. Acreditamos que a identificação é segura», disse Chris Lintott, da Universidade de Oxford, co-autor do artigo do Planet Hunters.
A equipa de Lintott submeteu a sua pesquisa ao Astronomical Journal para ser revista. Outra equipa de astrónomos de vários países europeus submeteu um segundo estudo registrando a sua descoberta do sétimo planeta à outra publicação científica, o Astrophysical Jounal.
FONTE: http://diariodigital.sapo.pt/
Comentários
Postar um comentário