Pular para o conteúdo principal

Olho artificial para robôs é feito com proteína de bactéria

Um robô padrão equipado com dois biofotossensores (círculo tracejado) navega de forma precisa sem precisar de câmeras ou outros sensores. [Imagem: Okada-Shudo et al./SPIE]

Fotossensor biomimético

A visão dos robôs é normalmente fornecida por câmeras, que captam o ambiente ao redor e repassam as informações para um processador, que interpreta essas imagens.

Um dos inconvenientes dessa abordagem é que o aparato todo é grande e consome muita energia, um grande problema para os robôs móveis, principalmente para aqueles que devem operar de forma autônoma por longos períodos, como os robôs submarinos ou os robôs voadores.

Yoshiko Okada-Shudo e seus colegas da Universidade de Chofu, no Japão, foram encontrar nas bactérias uma inspiração para construir melhores olhos robóticos.

A pesquisadora criou um biofotossensor usando uma proteína sensível à luz retirada de uma bactéria que vive em ambientes muito salgados (Halobacterium salinarum).

Equivalente ao olho humano

O pigmento avermelhado, chamado bacterio-rodopsina, é similar à rodopsina existente nos bastonetes dos olhos humanos.

"Quando excitada pela luz, a molécula transporta prótons para fora da célula bacteriana. A alteração do pH resultante gera uma fotocorrente transiente somente quando a luz é ligada ou desligada. Esta propriedade única é semelhante à observada nos neurônios da retina, mas muito diferente daquela dos semicondutores convencionais," explicam os pesquisadores.

As células foram colocadas em um sanduíche de placas de vidro recobertas com eletrodos de ITO, o mesmo material usado nas telas sensíveis ao toque.

A resposta à luz - a fotocorrente gerada pelo fotobiossensor - é lida depois de ter sido convertida em tensão e amplificada, tudo dentro do próprio sensor.

"Nossos testes confirmaram que o desempenho do fotossensor é comparável ao do olho humano," escreve o grupo.

Embora ainda tenha que ser avaliado do ponto de vista da robustez, o novo fotossensor biomimético é promissor por acomodar todo o aparato necessário para a visão artificial dentro de um único componente - e um componente que não vai drenar a energia das baterias do robô.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/