Pular para o conteúdo principal

Rádio quântico: duas moléculas conversam por fótons individuais


As menores estações de rádio já construídas são duas moléculas, que tocam informações por meio de fótons individuais: uma espécie de rádio quântico.[Imagem: Robert Lettow]

Menor estação de rádio do mundo

No século 19, os pioneiros do rádio mudaram as comunicações humanas ao usar duas antenas dipolo para transmitir e receber informações.

Agora, no início do século 21, cientistas fizeram a primeira transmissão direta de informações entre duas moléculas individuais, estabelecendo aquelas que são as menores "estações de rádio" do mundo.

A primeira molécula, que funciona como transmissor, emite o menor quantum possível de informação - um único fóton - e o envia para a segunda molécula, a vários metros de distância, que recebe com precisão o fóton endereçado a ela.

Enquanto o rádio já está inventado e miniaturizado, essas novas "estações quânticas" representam um grande potencial para o processamento de informações transportadas por fótons individuais, e armazenadas ou processadas por bits moleculares.

Transmissão de fótons

Os cientistas já haviam operado com moléculas individuais antes, assim como já haviam construído emissores de fótons individuais.

Mas "acertar" uma molécula com um único fóton é problemático porque é mínima a probabilidade de que uma molécula, que mede cerca de 1 nanômetro, detecte e absorva um único fóton, quando o foco de um feixe de luz não pode ser menor do que algumas centenas de nanômetros.

Isto significa que, na imensa maioria das vezes, os fótons vão passar nas vizinhanças da molécula, sem que um veja o outro.

E não vale disparar um feixe contínuo de luz porque então não se tem controle sobre a informação contida em cada fóton, como é o desejo dos cientistas que trabalham com os computadores quânticos e outras tecnologias futurísticas de comunicação.

Mas o problema foi resolvido pelo professor Vahid Sandoghdar e seus colegas do Instituto Max Planck, na Alemanha, e do Instituto ETH, na Suíça.

Antena molecular

O primeiro desafio foi construir um emissor de fótons individuais, já que ainda não se encontra um desses no mercado para comprar.

A equipe tirou proveito do fato de que, quando um átomo ou molécula absorvem um fóton, eles fazem uma transição para um estado conhecido como excitado. Depois de uns poucos nanossegundos, a molécula emite de volta exatamente um fóton, voltando ao seu estado inicial.

Esse é o fóton que é transmitido.

Para que a molécula receptora conseguisse enxergar o fóton, foi necessário suprir duas condições: fazer o fóton e a molécula receptora vibrarem na mesma frequência, e fazer com que a molécula ficasse em ressonância com o fóton emitido.

Neste caso, a molécula funciona como um "disco", que alcança uma área comparável à seção do foco de luz que estava chegando, neste caso um único fóton.

Ou seja, a molécula receptora é ela própria uma antena, eventualmente a menor antena possível, capaz de receber os fótons individuais endereçados a ela.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/