
Pouco realmente se sabe sobre este projeto, mas Echelon é o nome dado ao projeto SIGINT (Signals Intelligence) que trata em coleta e análise de informações através de captação de sinais de comunicações entre pessoas e máquinas. Não há registros oficiais sobre a sua função.
Segundo alguns estudiosos da área, é um projeto da NSA (Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos) que serve para interceptação mundial de telecomunicações (internet, fax e celular) com a colaboração de agências governamentais de outros países (Reino Unido, Austrália, Canadá e Nova Zelândia) com o objetivo de analisar as comunicações em nível mundial com o intuito de procurar mensagens que representem ameaças à segurança mundial. Inclusive, devido a todo o mistério que envolve o projeto, alguns o acusam de promover até mesmo espionagem industrial, onde, no final de Janeiro de 2006, a Electronic Frontier Foundation, uma entidade ligada à defesa das liberdades no mundo digital, iniciou uma ação judicial contra a operadora de telefonia estado-unidense AT&T devido a uma suposta colaboração com o Echelon.
Os defensores da teoria de que o Echelon existe alegam que tudo o que se fala pelo telefone ou transmite pela Internet e pelo fax, é controlado, em tempo integral, via satélite, pelo Sistema Echelon, e que este é uma sofisticada máquina cibernética de espionagem onde as informações são avaliadas em busca de palavras-chave que identifiquem assuntos que poderiam comprometer a segurança nacional. Mesmos dados criptografados conseguem ser quebrados e analisados. A algum tempo os EUA impediram a utilização de criptografias acima de 256 bits (já é possível utilizar 512, 1024 e 2048) por seus sistemas não conseguirem quebrar tal nível de criptografia.
FONTE: WIKIPEDIA
Comentários
Postar um comentário