
Uma equipe internacional de astrônomos descobriu e fotografou um quarto planeta gigante, na única evidência fotográfica planetária existente fora do sistema solar, uma descoberta que reforça ainda mais as semelhanças notáveis entre um sistema distante do planeta e o nosso.
Os astrônomos dizem que este sistema planetário parece uma versão gigante do nosso sistema solar. A pesquisa foi publicada na versão online da revista Nature.
"Além dos quatro planetas gigantes, ambos os sistemas contêm também dois" cinturões de restos de pequenos objetos rochosos ou gelados, com um monte de pequenas partículas de poeira ", disse Benjamin Zuckerman, professor de Física e Astronomia na Universidade da Califórnia em Los Angeles e autor do estudo.
Nossos planetas gigantes - Júpiter, Saturno, Urano e Netuno - e os nossos restos de escombros inclui o cinturão de asteróides entre as órbitas de Marte e Júpiter e o Cinturão de Kuiper, além da órbita de Netuno.
O planeta recém-descoberto (conhecido como HR 8799e), utilizando-se o telescópio Keck, no Havaí, orbita uma estrela brilhante chamada HR 8799, que fica a cerca de 129 anos-luz da Terra e é pouco visível a olho nu. A massa do sistema planetário HR 8799 é muito maior que a nossa. Os astrônomos estimam que a massa combinada dos quatro planetas gigantes podem ser 20 vezes a massa de todos os planetas do nosso sistema solar, os cinturões de resíduos também contém muito mais massa que o nosso.
O novo planeta se junta a três planetas previamente descobertos que foram objecto de um estudo publicado em 2008 na revista Science, que percebeu as primeiras imagens de uma história familiar do planeta que orbita uma estrela que não era o nosso sol.
"Este é o quarto planeta reflectido neste sistema planetário. Apenas uma pequena porcentagem de exoplanetas (planetas fora do nosso sistema solar) foram fotografados, e nunca foi capaz de captar imagens, exceto o de RH 8799 ", disse Zuckerman.
Os quatro planetas orbitando HR 8799 são semelhantes em tamanho, provavelmente cinco a sete vezes a massa de Júpiter. O planeta recém-descoberto HR 8799, órbita mais próximo do que os outros três. Se estivesse em órbita ao redor de nosso Sol, os astrônomos dizem, estaria localizado entre as órbitas de Saturno e Urano.
"Nós atingimos um marco na busca de outros mundos, em 2008, com a descoberta do sistema planetário HR 8799", disse Christian Marois, NRC astrônomo e autor principal do artigo da Nature. "As imagens deste novo planeta é o culminar de 10 anos de inovação, progredindo para otimizar todos os aspectos de observação e análise. Isto nos permite detectar os planetas que estão mais próximos de suas estrelas e cada vez mais do nosso sistema solar. " mesmo materiais de construção. "
FONTE: ep
Comentários
Postar um comentário