

O Chile é um país que leva muito a sério o Fenômeno UFO e se preocupa oficialmente com sua manifestação, presença e conseqüências, sendo palco de casuística extrema. Entre as entidades de pesquisa do país - inúmeras e dirigidas por ufólogos respeitados -, está o Comitê de Estudos de Fenômenos Aéreos Anômalos (CEFAA), que analisa os UFOs sob a perspectiva científica. O CEFAA foi criado em 1997, entretanto, manteve-se em atividades mínimas e discretíssimo, devido a escassez de fundos e falta de interesse das autoridades, segundo seus representantes. Foi reativado entre o final de 2009 e início de 2010.
O capitão do Exército e piloto Rodrigo Bravo, do destacamento de aviadores da instituição [No Chile, o Exército possui seu próprio ativo de aviões e pilotos], já demonstrou seu conhecimento e interação com o assunto em diversas oportunidades, inclusive com declarações como “Não há mais como ignorar ou negar a situação: os UFOs representam uma ameaça real e de grande gravidade” ou “Estamos lidando com um fenômeno complexo, cujas características não podem ser explicadas em termos naturais, terrestres”.
Bravo está lançando agora um livro, em parceria com o pesquisador e paleontólogo Juan Castillo Cornejo. Ufologia Aeronautica: Un Nuevo Concepto en el Estudio de los OVNIs é uma obra inédita, na qual expõem 23 casos onde aeronaves em vôos regulares se vêem afetadas pela presença e interação de Fenômenos Aéreos Não Identificados (FANIs).
Das 23 ocorrências, desmembram-se em 11 reportes do Chile e 12 estrangeiros, entre os quais há relatórios do Peru (1), Argentina (1), Brasil (1), Estados Unidos (3), França (1), Bélgica (2), Austrália (1), Irã (1) e Colômbia (1). Junto com a descrição da cada uma das investigações, acompanham um ou vários esquemas que, hipoteticamente, refletem as ocorrências, fazendo uma análise aeronáutica dos casos, sob uma perspectiva da segurança aeroespacial. Dá a entender ao leitor os motivos destes incidentes selecionados serem causadores de risco para as operações aéreas onde se manifestaram os fenômenos.
Obra será conhecida no mês de novembro
Na parte inicial, de 50 páginas, faz-se uma breve resenha a respeito da Ufologia, as diferentes escolas existentes na atualidade e a necessidade em debater este tema desde uma perspectiva científica e objetiva, demonstrando as razões que têm obrigado às autoridades mundiais a tomar consciência dos UFOs. Certamente, trata-se de conteúdo relevante e digno de entrar na bibliografia ufológica histórica.
Abaixo, o convite do capitão Bravo para o lançamento do livro:
Meus queridos amigos:
Escrevo esta mensagem para comunicar-lhes que no próximo dia 04 de novembro será lançado meu livro Ufologia Aeronáutica na 30ª Feira Internacional do Livro no Centro Cultural Estação Mapocho, em Santiago.
A todos os que estavam em conhecimento do trabalho, lhes agradeço fraternal e infinitamente seu apoio a esta almejada aspiração.
Após dois anos de trabalho, junto a meu amigo Juan Castillo Cornejo, temos culminado este significativo projeto, não isento de contratempos e dificuldades, mas que finalmente lançaremos e que esperamos, contribua com um grão de areia à investigação de um tema tão apaixonante, como é o dos Fenômenos Aéreos Não Identificados.
Cordialmente convido-os a este importante evento, o qual se levará a cabo no local e data que lhes assinalei.
Como sempre, agradecido por vossa sincera amizade e carinho.
Despede-se afetuosamente
Rodrigo Bravo Garrido.
Comentários
Postar um comentário