
Oficiais da USAF tem divulgado apenas que a nave está seguindo os planos normais da missão de teste. O porta-voz da Força Aérea, Andy Roake, disse: "Seguindo o lançamento e inicialização bem sucedidos, o primeiro vôo do X-37B continua, focando na checagem da performance orbital do veículo e experimentando as tecnologias requeridas para veículos espaciais reutilizáveis em missões de longa duração, e com capacidade de reentrada e pouso autônomas".
Já são mais de 123 dias de missão, e a USAF afirma que o X-37B pode permanecer em órbita por 270 dias. Diante das poucas informações, grupos de observadores de satélites como os do site Spaceweather.com tem procurado seguir o veículo com telescópios. E foi assim que o observador amador Greg Roberts de Cape Town, África do Sul, descobriu que o avião mudara de órbita, a não aparecer em sua trajetória anterior.
Roberts voltou a localizá-lo após algumas noites de observação, o que possibilitou estimar a nova órbita. Assim, ele e outros observadores poderão voltar a localizar o veículo não tripulado (UAV), em outras oportunidades. Os observadores Alberto Rango em Roma, e Brad young em Tulsa, Oklahoma, também localizaram o veículo e refinaram os cálculos de sua nova órbita.
Já Ted Molczan de Toronto, um dos principais membros da equipe de observadores, gravou um vídeo da passagem do X-37B. Ele afirma que o avião passou sobre diversas bases aéreas e instalações da rede de satélite da USAF, tais como Hawaii Tracking Station em Kaena Point, Oahu; Guam Tracking Station na Base Andersen da Força Aérea; Vandenberg Tracking Station, Vandenberg AFB, California; Colorado Tracking Station, em Colorado Springs; e sobre New Hampshire Tracking Station, estação da força aérea de New Boston (N.H.). Molczanan afirma que as mudanças de órbita fazem parte dos testes das capacidades do veículo, e que órbitas mais baixas que tem sido detectadas pelos observadores sugerem que parte da carga útil do X-37B é devotada ao reconhecimento.
Oficiais da USAF disseram antes do lançamento que a missão se destina a provar as tecnologias de veículos espaciais reutilizáveis não tripulados. Um segundo X-37B está sendo construído, de acordo com o Pentágono. Segundo o porta-voz da USAF, Roake: "Depois que os objetivos da missão estiverem satisfeitos, serão realizados os procedimentos de reentrada e pouso na Base da Força Aérea de Vandenberg, Califórnia. A data de retorno ainda não está marcada".
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